Durante três dias equipes de cinco setores do Judiciário recebem formação para atuar com esse modelo de gestão que tem objetivo de administrar as habilidades das servidoras e servidores para melhorar a produtividade e qualidade no ambiente de trabalho
Efetividade e eficiência são princípios do serviço público e valores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Para alcançá-los é preciso investir em infraestrutura e melhorar continuamente os processos de trabalho, acompanhando as mudanças tecnológicas e conceituais. Dessa forma, promover a gestão por competências apresenta-se como um caminho para isso. Por isso, entre os dias 2 a 4 de abril, está sendo realizado consultoria e formação na área para cinco setores do Judiciário do Acre.
A atividade é conduzida pela professora doutora Acacia Zeneide Kuenzer e é voltada para as equipes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Central de Processamento Eletrônico (Cepre), gestão de contratos, gabinetes das varas judiciárias e para integrantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes), que irão replicar os conhecimentos adquiridos em toda a estrutura da Justiça.
Com a capacitação espera-se que as participantes e os participantes possam aplicar os princípios e concepções da gestão por competências, mapear e avaliar as competências em processos administrativos e jurídicos, identificando as lacunas que precisam de atenção e ainda possam construir itinerários formativos para pontos críticos.
O modelo vem da área da Educação e visa gerenciar as habilidades, competências das servidoras e servidores de maneira otimizada, assim, melhora-se a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, bem como contribui para o aumento da produtividade e eficiência no atendimento.