Ação teve a finalidade de reconhecer e valorizar a importância das culturas indígenas na sociedade
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), realizou nesta sexta-feira, 19, ação em alusão do Dia Nacional dos Povos Indígenas. O evento aconteceu no Palácio da Justiça e faz parte de ações do Comitê da Diversidade e da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv).
Estiveram presentes a juíza de Direito Luana Campos, que é diretora do Foro da Comarca de Rio Branco e no ato representou a presidente do TJAC, e as juízas de Direito Thaís Queiroz Borges, Louise Kristina e Olívia Ribeiro, que representaram o Comitê da Diversidade e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
Na oportunidade, as magistradas esclareceram como os indígenas podem buscar por seus direitos, os direitos das mulheres indígenas, a importância de muitos indígenas estarem entrando nas universidades, sobre preconceitos entre outros pontos.
De etnia Huni Kuin, Iriki fez apresentação artística e agradeceu pela oportunidade. “Somos uma família que estamos aqui nesse momento. Hoje é um dia muito especial, que sentimos uma sensação e energia muito boas. Foi uma tarde de muito conhecimento”, disse.
Dia Nacional dos Povos Indígenas
O dia 19 de abril é uma data para a sociedade refletir sobre a importância da cultura e das tradições indígenas na construção da identidade brasileira. O reconhecimento da pluralidade dos modos de vida, crenças, costumes, usos e herança cultural, e o respeito às formas de organização própria, bem como aos direitos originários dos povos indígenas sobre suas terras, que são direitos constitucionais.
É fundamental que povos indígenas e comunidades tradicionais tenham instrumentos e recursos para promover a gestão, o uso sustentável e a proteção de seus territórios, voltados para atender suas necessidades atuais e futuras, com respeito e reconhecimento de sua identidade e valores socioculturais.