Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAC conhece programa Novos Caminhos do TJSC

Visita técnica teve a participação de representantes dos Tribunais de Justiça da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), representado pela  desembargadora Waldirene Cordeiro e a servidora Jhenyffer Andrade, realizam nos dias 13 a 18 de maio, visita técnica para conhecer o programa Novos Caminhos do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC).

A instituição desenvolve ações há 11 anos. “O TJSC é um expoente de grandes ideias, e suas iniciativas costumam ser replicadas por outros estados, como é o caso do Novos Caminhos, programa renomado e de grande valia para todo o Brasil,” afirmou a desembargadora Waldirene Cordeiro.

O desembargador-presidente do TJSC, Francisco Oliveira Neto, destacou que: “o programa Novos Caminhos é uma ação que faz com que o Poder Judiciário cumpra verdadeiramente a sua função, porque gera paz social, garante a dignidade dos jovens acolhidos e faz com que eles tenham instrumentos para escolher o caminho que desejarem seguir”.

Na oportunidade a desembargadora Waldirene Cordeiro, também participou dos Fóruns da Infância e Juventude, XXVI Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup), XXXIII Fórum Nacional da Justiça Juvenil (FONAJUV) e XXIV Colégio de Coordenadores dos Tribunais de Justiça do Brasil (Colinj), Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), eventos organizados pelo TJSC.

A visita técnica teve a participação de representantes dos Tribunais de Justiça da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

 

Programas Novos Caminhos e RadioAtivo do TJAC

O programa Novos Caminhos está instituído na Resolução n.º 543/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o objetivo geral de viabilizar a empregabilidade de jovens acolhidos institucionalmente, no âmbito territorial de cada Tribunal, por meio de capacitação e da articulação com outros órgãos públicos, empresas, empresários e instituições da sociedade civil.

O TJAC também realiza ações para adolescentes acompanhados pelas varas da Infância e da Juventude, através de medidas de proteção, e jovens egressos ou em cumprimento de medidas socioeducativas, como o premiado Programa de Desenvolvimento Profissional e Inclusão Social pelo Trabalho, chamado de RadioAtivo.

No programa do TJAC, criado em 2019, os adolescentes participam de atividades de aprendizagem do Senai e Senac, com formação técnica-profissional, para depois tentarem uma vaga de emprego, na modalidade Jovem Aprendiz, nas empresas parceiras.

As ações do programa Novos Caminhos devem ser implementadas pelos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal que não tenham programa específico com os mesmos eixos de ação, descritos na Resolução. O prazo para concretização no TJAC, acontece até o fim de julho/2024.

Texto: Claudio Angelim - estagiário sob supervisão / *com fotos cedidas | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.