Evento apresentou às gestoras e gestores escolares o projeto “ECA na Comunidade”, desenvolvido pelo Judiciário acreano
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), segue com as atividades da campanha “Nunca é Tarde”, de conscientização contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Desta vez, realizou encontro com as diretoras e diretores de escolas públicas estaduais de Rio Branco.
O evento ocorreu nesta segunda-feira, 27, no auditório da Secretaria de Cultura, Educação e Esporte do Acre (SEE/AC), para apresentar dados e informações nacionais e locais da violência sexual contra o público infanto-juvenil e compartilhar as ações desenvolvidas pelo Judiciário acreano para garantia dos direitos das crianças e adolescentes, como, por exemplo o “ECA na Comunidade”.
A coordenadora da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro, ressaltou a importância dos profissionais da Educação na segurança de crianças e adolescentes. “O papel dos professores e gestores é fundamental, porque lá [nas escolas] as senhoras e senhores percebem todas as alterações nas crianças quando são agredidas”, disse.
Em corroboração à fala da desembargadora, a juíza de Direito Andréa Brito, vice-coordenadora da CIJ, falou do apoio dado pelas escolas estaduais. “Este ano, nós tivemos uma importante atuação de uma unidade escolar, em que os gestores foram fundamentais para nos levar, de fato, ao descortinamento do crime e à condenação do agressor”, destacou.
Por fim, a pedagoga da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco, Alessandra Pinheiro, apresentou às gestoras e gestores o projeto “ECA na Comunidade”, cujo objetivo é orientar pais, alunos e a comunidade escolar sobre situações de violação de direitos de criança e adolescente, como a violência na escola, bullying e o abuso sexual.
O evento também contou com a participação do secretário titular da SEE, Aberson Carvalho, do secretário adjunto de Ensino, Sebastião Flores, e de servidoras e servidores da rede pública de ensino estadual.