Ação social captou recursos das penas pecuniárias da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Rio Branco para compra de instrumentos musicais e está atendendo adolescentes e jovens da Cidade do Povo, na capital
Nesta terça-feira, 14, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com o Conservatório Musical do Juruá e a Escola Acreana de Música lançaram o coral Vozes do Povo que funcionará na Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo, para atender crianças e adolescentes da região.
A ação social captou recursos das Penas Pecuniárias da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco (Vepma) para comprar instrumentos musicais e também tem o apoio do Programa Fortalecendo Vidas da CIJ, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), da Fundação de Cultura Elias Mansur e do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).
O projeto inicia com um professor remunerado e outro voluntário, sob a coordenação do promotor de Justiça Iverson Bueno. A ação social visa gerar melhoria na qualidade de vida e ofertar oportunidades para os jovens da localidade, que é assombrada pela violência. Por enquanto, o projeto conta com instrumentos para ter aulas de violão, violino, teclado e canto. Segundo a equipe responsável, já tiveram 250 inscrições de pessoas interessadas.
O lançamento do coral foi prestigiado pela presidente do TJAC, Regina Ferrari, pela decana da Corte da Justiça, desembargadora Eva Evangelista, pelo governador e pela vice-governadora do Estado, Gladson Cameli e Mailza Assis, pelo juiz de Direito José Leite, que está respondendo pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco, pelo secretário de Educação, Aberson Carvalho, além de representantes do Ieptec, da Polícia Militar, líderes religiosos que atuam no bairro e os profissionais da música.
Para a presidente do TJAC, é essencial a mobilização das instituições e poderes para viabilizar ações educativas. “Esse coral é fruto de muitas mãos, com objetivo de incluir os nossos jovens e adolescentes para aprenderem música, e possam estar inseridos nessa ação que busca fortalecer a cidadania”, falou Ferrari.
O governador Gladson Cameli também falou sobre a união e a importância da cultura para ampliar os horizontes dos jovens: “eu sonho que possamos diminuir as dificuldades que as pessoas vivem. Tenho certeza que unidos, os problemas serão diminuídos”.
Já o promotor Iverson Bueno, idealizador do Conservatório de Música do Juruá, explicou que o coral Vozes do Povo nasceu do sonho de ampliar as atividades e atendimentos do Conservatório e enalteceu a educação como caminho para a mudança social. “Eu acredito muito na educação, nada se consegue sem educação”, disse.
Durante o evento, tiveram apresentações musicais da Banda Marcial Wilson Barbosa, do cantor Gustavo e de um aluno do coral, com destaque para o último que em apenas uma semana de aula conseguiu entregar uma canção que emocionou as autoridades presentes.