Presidente do TJAC participa de lançamento do livro Saúde no Sistema de Justiça

Objetivo do livro busca qualificar todas as demandas judiciais para que as pessoas possam ter acesso com maior qualidade nos serviços

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, prestigiou nesta quinta-feira, 23, o lançamento do livro Saúde no Sistema de Justiça, da autora Rosana Freitas, que aconteceu no Palácio da Justiça.

A desembargadora-presidente parabenizou a autora pela obra e disse ser imensa a gratidão por participar do lançamento do livro que traz assunto tão necessário para colaborar na melhoria da prestação jurisdicional.

“Uma profissional dedicada que vem nos emprestar sua habilidade e comprometimento com essa obra tão interessante e necessária. Rosana Freitas, com sua vasta experiência e expertise na área da saúde, traz à tona questões fundamentais que visam não apenas informar, mas também sensibilizar e transformar a maneira como lidamos com a judicialização da saúde em nosso país. Seu trabalho é um farol que ilumina o caminho para uma abordagem mais humanizada, técnica e eficaz no tratamento dessas questões tão complexas e delicadas. Portanto, é com profunda gratidão e reconhecimento que saúdo a iniciativa de Rossana Freitas e manifesto o meu apoio incondicional a essa causa tão nobre. Que seu livro seja um instrumento de mudança e inspiração para todos nós, contribuindo para a construção de um sistema de justiça mais justo, equitativo e eficiente”, disse.

O evento contou com a participação do vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez, o diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes, do desembargador Francisco Djalma, magistradas e magistrados.

 

A autora explicou que o livro foi pensando em várias perguntas e interpretação do que levava cada pessoa a procurar o sistema de Justiça para poder obter seja uma cirurgia, seja um medicamento, seja um exame ou qualquer um outro e que o objetivo do livro busca qualificar todas as demandas judiciais para que as pessoas possam ter acesso com maior qualidade nos serviços.

“Ao longo desses anos, então, nós identificamos esses maiores gargalos. E no livro, quando comecei então a escrever sobre, as pessoas, perguntavam muito mas o que você, da área da saúde, está fazendo no sistema de justiça?  E o livro conta um pouquinho do que foi isso, só que ele norteia cada ação. Então, ali eu falo de medicamentos, por exemplo, para doenças raras.  Coloco todo o arcabouço legal do que é uma resposta”, disse.

Cada capítulo do livro, segundo ela, é norteador das demandas judiciais. “Seja um norteador para um profissional de saúde que queira seguir como um parecerista e dar esse apoio ao sistema de Justiça, seja aos nossos magistrados como a maneira norteadora dos nossos processos”, finalizou.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.