Curso “Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades” é encerrado com certificação de participantes

O curso contou com 35 alunos, entre profissionais da Casa Militar, seguranças e assessores militares do TJAC

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, o vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, e o diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Elcio Mendes, participaram nesta segunda-feira, 13, no Palácio da Justiça, do encerramento do curso de ‘Segurança e Proteção de Autoridades para Policiais’.

Realizado pelo Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Esjud, e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sisp), o curso teve a finalidade de capacitar profissionais do TJAC no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais para atuarem com mais eficiência, garantindo a integridade física, a segurança pessoal e o bem-estar das autoridades sob sua responsabilidade.

O diretor da Esjud, desembargador Elcio Mendes parabenizou a todos os alunos. “Parabenizo a todos os alunos. A Esjud está de porta abertas. Nós sabemos que até por causa de situação nossa, em desobedecer alguma orientação, isso dar origem de se tornar vítima de incidente. Este curso deu-se em decorrência da presidente do TJAC. Ela colocou essa necessidade. Felicito cada aluno que cumpriu as 60 horas”, disse.

O diretor da Secretaria de Segurança Pública, delegado Marcos Franck, representando o Governo do Estado do Acre, disse ser satisfatório estar no encerramento de uma atividade tão necessária. “Nosso corpo de alunos é composto por duas instituições pela qual eu já passei. Esperamos ser parceiros em mais cursos dessa natureza. Contamos com instrutores de muito conhecimento técnico”, ressaltou.

Com a aplicação de protocolos, técnicas de vigilância, estratégias de prevenção e gerenciamento de riscos, o curso teve a participação direta do Centro Integrado de Ensino, Pesquisa e Segurança Pública (Cieps) e contou com 35 alunos, entre profissionais da Casa Militar, seguranças e assessores militares do TJAC.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo com as simulações das atividades desenvolvidas durante o curso de capacitação.

O vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez também parabenizou a desembargadora-presidente pela preocupação na segurança dos demais desembargadores e apoio da Esjud. “Com isso nós minimizamos toda a possibilidade de um efeito catastrófico. Fico muito feliz com isso. Parabenizo também a todos pelo grau de profissionalismo e empenho”, compartilhou.

A desembargadora-presidente Regina Ferrari destacou sobre o esforço e dedicação de cada participantes. “Fica meus agradecimentos aos instrutores e a todos os que auxiliaram. Grata pelo esforço e dedicação. Sabemos o quanto é difícil um curso dessa natureza. Sabemos que foi de um esforço incomum com a colaboração de todos. É uma formação muito importante. São autoridades que se dedicam ao Poder Judiciário e prestam serviço de risco”, finalizou.

O curso teve com carga-horária de 60 horas-aula. O conteúdo programático abordou Planejamento Estratégico de Segurança Institucional, Técnicas de Segurança e Proteção Institucional, Técnicas Básicas de Condução Veicular e Escolta, Armamento, Munição e Tiro Tático, Atendimento Pré-hospitalar Tático (APHT), Técnicas Básicas de Salvamento Aquático e Natação Utilitária, Segurança da Informação entre outros pontos.

Um dos participantes do curso, Fabrício Costa agradeceu pela oportunidade concedida e, em especialmente a desembargadora-presidente por abrir portas para a realização desse curso. “A presidente teve a preocupação também com a qualificação e a valorização dos policias judiciais que estão no interior. Agradecemos todo o suporte a nós concedido. A todo conhecimento compartilhado pelos grandes profissionais instrutores. Contribuiu muito para o nosso aprendizado”, enfatizou.

 

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.