Nova versão do sistema com mais ferramentas de trabalho está em fase final de testes e homologação, depois disso, será disponibilizado para todo o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC)
Seguindo nos avanços e investimentos na automação, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) está em fase final de testes e homologação de melhorias para ampliação das funcionalidades do Sistema de Gestão de Precatórios (Sapre). Depois desta etapa, o Sistema será disponibilizado para todo o Judiciário.
Desde dezembro de 2021, o Judiciário utiliza sistema eletrônico para tramite de precatórios, atendendo a Portaria n.°2238/2021. Contudo, o módulo empregado tem somente a opção de requisição eletrônica do ofício precatório. Mas, com a nova versão outras ferramentas serão incorporadas, facilitando a gestão e controle.
Agora o sistema terá módulos de atualização de cálculos e retenções, filas únicas de precatórios e pagamentos. Além disso, será possível acessar o sistema em qualquer navegador de internet, contribuindo com o aprimoramento da operacionalização do trabalho.
O Sapre foi desenvolvido pela equipe da Gerência de Sistemas (Gesis) do TJAC e a expectativa é tornar o gerenciamento de precatórios mais célere, eficiente, reduzindo a possibilidade de erros e eliminando a utilização de planilhas para atualização dos cálculos.
As alterações ainda procuram atender a Resolução n.°303/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo de diminuir o tempo de duração dos processos que envolvam precatórios e garantir uma maior fiscalização.