Evento expôs o alcance das políticas públicas voltados à mulher no ano de 2023; foi lançado também um Plano Estadual de ações em prol das cidadãs acreanas
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi representada pela juíza de Direito Louise Kristina, responsável pela 2ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco, no Seminário de Resultados das Políticas Públicas para Mulheres do Acre.
O evento realizado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) ocorreu nesta segunda-feira, 6, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) e reuniu lideranças femininas de diversas instituições, de movimentos sociais e membros da sociedade civil.
Além de apresentar os resultados obtidos no ano de 2023, a Semulher lançou o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Acre, documento com as metas vigentes até 2026.
A juíza ressaltou a relevância do evento e a constante presença da Justiça nas ações de proteção às mulheres. “Fico feliz em ver a movimentação do Estado no enfrentamento da violência doméstica e familiar. Contem com o nosso Judiciário, com todo o apoio da Coordenadoria da Mulher e das Varas de Proteção à Mulher.”, declarou a magistrada.
A secretária da Semulher, Márdhia El-Shawwa, além dos agradecimentos, destacou a transversalidade de ações realizadas no intuito de assegurar políticas efetivas às mulheres acreanas. “Sabemos que o direito das mulheres é difuso e multissetorial, uma secretaria apenas não dará conta da gama de desafios que este segmento, maioria da população do Acre, necessita. Desde o retorno da Semulher, a equipe [da secretaria] vem realizando um diálogo permanente com os representantes dos órgãos públicos.”
A solenidade contou também com a participação do Ministério Público do Acre (MPAC), procuradora Diana Tabalipa; Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), defensora Juliana Caobianco; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), vice-presidente Socorro Rodrigues; Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC), procuradora-geral Janete Melo; Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, capitã Priscila Siqueira; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Acre (Cedim/AC), presidente Geovana Castelo Branco; e outras autoridades civis.