Conquistas e desafios são tratados durante 2° reunião de alinhamento geral do TJAC

Com a participação de servidoras e servidores da capital e interior, magistradas e magistrados do 1º e 2º grau, foi apresentado o desempenho do Judiciário acreano na produtividade e indicadores, pontos para aperfeiçoamento e enfatizada a importância da gestão participativa e do emprego das tecnologias

Cumprir metas, diretrizes, resoluções, demandas, implantar e utilizar sistemas, gerar e analisar painéis, estatísticas de produtividade são algumas das exigências diárias das unidades jurisdicionais e administrativas do Judiciário do Acre para promover sua missão de “garantir justiça para a paz social”, atendendo cada pessoa com qualidade e eficiência. Para auxiliar nesses desafios cotidianos e concretizar seu propósito, a Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou a 2° reunião de alinhamento com toda sua equipe nesta terça-feira, 11, no pleno da sede da instituição.

“Que juntos passamos sempre pensar amorosamente no nosso Judiciário, onde nós trabalhamos, onde prestamos o nosso serviço com compromisso e dedicação, porque é isso que nossos irmãos esperam de nós lá fora. Nosso serviço não é para a presidente, para o corregedor ou para juiz, nós fazemos para a população que tanto espera dos nossos serviços. Serviços estes que possam ser céleres de forma acolhedora”, conclamou a desembargadora-presidente do TJAC Regina Ferrari, ao abrir o encontro de alinhamento estratégico.

Com a participação de diretoras e diretores de secretaria das unidades do interior e capital, magistradas e magistrados do 1° e 2° grau, a programação da reunião foi intensa, iniciando às 8h e encerrando às 18h. Durante a manhã houve a palestra “União e Compromisso: como bem servir ao ideal da Justiça”, com Samir Agi. Depois a Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) mostrou o desempenho do Acre nas metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Essa parte foi conduzida pelo corregedor-geral, Samoel Evangelista, pelo juiz-auxiliar da Coger, Alex Oivane. Os magistrados destacaram os avanços do TJAC, tais como: contratação de novos juízes, concurso de servidores e estagiários, realização de obras, reformas, compra e investimentos em tecnologia, capacitações são algumas das conquistas.

O desembargador corregedor ressaltou os avanços e pediu que todas e todos continuem juntos para enfrentar os desafios. “Esta é mais uma reunião de alinhamento desta gestão, repetindo a satisfação de nos encontrarmos com magistrados e servidores, com destaque para aqueles que atuam no interior do Estado. É uma oportunidade de conversarmos sobre o que temos feito e o que precisamos fazer, destacarmos os resultados obtidos e corrigir os rumos focando naquilo que buscamos atingir. Espero que possamos tirar dessa reunião de trabalho rumos para continuar nessa caminhada de colocar o Poder Judiciário do Estado do Acre onde ele merece”, falou Evangelista.

União e envolvimento

Ainda na manhã foi feita a apresentação e análise dos indicadores e índices do Prêmio de Qualidade do CNJ, pela juíza-auxiliar da Presidência do TJAC, Zenice Cardozo, com a continuação da juíza Joelma Ribeiro. O objeto foi trazer os aspectos que a equipe pode otimizar para galgar um bom resultado no Prêmio.

A magistrada falou do efeito prático no desempenho do Tribunal da concentração de esforços: “Comparando com a apresentação anterior, nós pudemos perceber a diferença que fez a nossa união no final do ano passado, com a ação que a Asmac realizou com os magistrados nos mutirões que fizemos no final do mês. O quanto essa conjunção de esforços faz a diferença, nos resultados, quando estamos juntos no mesmo propósito”, disse Cardozo.

O juiz de Direito Gilberto Mattos, presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), explicou que para auxiliar na melhoria da atuação do TJAC, com a realização da segunda edição do projeto “Unidade e fortalecimento”. A ação é um esforço concentrado dos magistrados nos julgamentos áreas e feitos que precisam da atenção.

Gestão participativa e tecnologia

Seguindo o cronograma, o diretor de Gestão Estratégica, Evandro Luzia, tratou sobre a Pesquisa Pime 2025, que permitirá a servidores, magistrados a contribuem com as metas institucionais, fazendo a gestão participativa. O questionário estará aberto durante o período de 17 a 30 de junho para população e integrantes do Judiciário e sistema de Justiça expressarem suas opiniões e sugestões.

Outro ponto discutido na reunião foi na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). O diretor geral do TJAC, José Carlos Martins, enumerou as ferramentas de automação e Inteligência Artificial que estão sendo desenvolvidas para melhoria dos serviços. O servidor enfatizou a necessidade de segurança e proteção dos sistemas e dados, que será aumentada, seguindo a obrigação da Portaria n.° 140/2024 do CNJ, com a implantação do duplo fator de autenticação, para público interno e externo que trabalhem com os sistemas do Judiciário.

O consultor da ProValore, Joel Azevedo, discorreu sobre sobre a gestão de excelência da unidade judicial, falando sobre a necessidade de prestar com qualidade o serviço em um tempo menor e com menos esforço.

Titularidade

Encerrando o dia foi realizado ato de entrada em exercício de 12 juízas e juízes de Direito unidades abaixo:

  • titular da Vara Única da Comarca de Porto Acre – Bruna Perazzo;
  • titular da Vara de Apoio à Jurisdição na Comarca de Rio Branco, com designação para o Núcleo III – Jorge Luiz;
  • titular da Vara Criminal da Comarca de Sena Madureira – Eder Viegas;
  • titular  da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira – Caique Cirano;
  • titular do Juizado Especial Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Cruzeiro do Sul – Rosilene Santana;
  • titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul – Elielton Armondes;
  • titular da Vara de Proteção à Mulher e de Execuções Penais da Comarca de Cruzeiro do Sul – Marilene Zhu
  • titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul – José Leite;
  • titular da Vara Cível da Comarca de Brasiléia – Guilherme Miotto;
  • titular da Vara Criminal da Comarca de Tarauacá – Eliza Defensor;
  • titular da Vara Criminal da Comarca de Feijó  – Robson Medeiros;
  • titular da Vara Única da Comarca de Capixaba – Bruno Perrotta.

Ao se despedir de todas e todos, a presidente agradeceu a participação, envolvimento e dedicação e convidou os novos titulares a continuarem com o aperfeiçoamento dos serviços: “Cuidem, cuidem dos fóruns, das equipes que vão receber e floresçam onde estarão a partir de hoje. Nossa temos que ter sentimentos de colocar significados, de interconexão, temos que ter felicidade em semear a paz, promover Justiça. Vamos executar nossas tarefas do melhor modo possível. Conto com vocês para entregamos a justiça com celeridade e acolhimento”.

Texto: Emanuelly Falqueto / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.