Destinado aos adolescentes em conflito com a lei, o programa tem o objetivo de oferecer uma oportunidade aos adolescentes do Sistema Socioeducativo acreano em cursos de aperfeiçoamento profissional
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, participou na tarde desta terça-feira, 25, no Instituto Socioeducativo Santa Juliana, da abertura da segunda edição do projeto Pedalando Novos Tempos. Destinado aos adolescentes em conflito com a lei, o programa tem o objetivo de oferecer uma oportunidade para adolescentes do Sistema Socioeducativo acreano em cursos de aperfeiçoamento profissional. Essa é a segunda turma que inicia o curso “Mecânica e Reparação de Bicicletas”.
Em seu pronunciamento, a desembargadora-presidente destacou a importância de oferecer condições para pessoas, que cometem ou cometeram algum delito, se reintegrarem à sociedade para conseguir se regenerar e, desta maneira, não voltarem a reincidência. “Confiem em cada um de vocês. Por uma razão, de conflito com a lei, vocês pararam aqui, mas queremos que vocês corram em busca de novos sonhos e os realizem”, destacou.
O projeto, que é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de habilidades técnicas e a criação de condições favoráveis para a inserção desses adolescentes no mercado de trabalho, conta com a parceria do Governo do Acre, por meio do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), do Ministério Público do Acre, Senai, Senac e Senat.
A coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, ressaltou a importância da atividade, que reforça o compromisso institucional para a garantia de direitos, com prioridade absoluta aos adolescentes.
“Aproveitem a oportunidade. Logo vocês sairão daqui. Esse período é apenas para refletirem sobre o delito que fizeram. Experiência de aprenderem e obedecerem as regras. Nós, do Poder Judiciário do Acre, desejamos sucesso na nova caminhada. Acreditamos que vocês possam ter novos caminhos, novos sonhos, nova vida”, disse.
Expectativa
Em Rio Branco, o responsável por ensinar a nova turma de jovens como restaurar, montar ou desmontar uma bicicleta, será Ronildo Santos. Ele, que já possui uma oficina de bicicleta, disse não ter preconceito em poder dividir o conhecimento com os jovens em conflito com a lei. “Na primeira turma todos saíram com certificados. Sou grato em saber que estou contribuindo com a sociedade”, ressaltou o professor.
Representando a Diretoria do Senai, Rejane de Araújo falou sobre a importância do conhecimento, que o Senai está à disposição para outras capacitações e que, mais uma vez, a instituição cumpre com a missão em transformar vidas.
A promotora de Justiça especializada em Execução de Medidas Socioeducativas, Vanessa Muniz, ressaltou que a proposta da socioeducação é mudar caminhos: “Estamos aqui na segunda edição desse projeto e esperamos que todos saiam daqui acreditando em um futuro melhor para viver a vida lá fora de uma forma diferente”.
O presidente do Socioeducativo do Acre, coronel Mário César, compartilhou sobre os novos cursos que serão executados pela unidade e da importância de todos participarem. “São experiências que todos devem aproveitar para seguirem novos caminhos com tranquilidade e segurança. O ISE busca sempre melhorar”, enfatizou.
Atualmente o ISE do Santa Juliana acomoda 48 internos.
Pedalando Novos Tempos
As bicicletas utilizadas no curso foram doadas pelo próprio Poder Judiciário do Acre. Elas foram apreendidas em ações criminais e na sentença foi determinado seu perdimento. Os adolescentes praticam consertos, pinturas, montagem e desmontagem de peças e, após o serviço, as bicicletas serão para uso próprio dos participantes do curso.
Na primeira turma nove adolescentes, especificamente os que estão em processo de reinserção na sociedade, participaram da jornada de aprendizado e capacitação. Durante o curso, os participantes mergulharam em um universo prático e teórico, absorvendo conhecimentos. Nesta segunda edição, dez adolescentes foram selecionados para a atividade.