As magistradas e magistrados do TJAC, durante o mês de maio, foram até as escolas de 5° ano do ensino fundamental, da zona urbana de Rio Branco, para compartilhar conhecimento com alunas e alunos entre 9 e 11 anos
Inaugurada a primeira etapa da edição 2004, em maio deste ano o projeto “Cidadania e Justiça na Escola” beneficiou mais de 800 alunos em 12 escolas da capital. Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), as palestras abordam conhecimentos sobre justiça, cidadania, direitos e deveres, além de noções de bullying, Lei Maria da Penha, Justiça Restaurativa, entre outros.
As magistradas e magistrados do TJAC, durante o mês de maio, foram até as escolas de 5° ano do ensino fundamental, da zona urbana de Rio Branco, para compartilhar conhecimento com alunas e alunos entre 9 e 11 anos.
A desembargadora Waldirene Cordeiro, coordenadora do projeto, destaca que: “O Judiciário acreano vem avançando na promoção dos direitos da crianças e adolescentes, com a implantação de projetos sociais e a expansão dos já existentes. Além disso os estudantes conhecem a estrutura do TJAC, as atribuições do três poderes da República e os direitos e deveres de toda cidadã e cidadão brasileiro.”
A segunda etapa, que consiste em uma redação, está em andamento nas escolas, com data prevista de entrega em agosto, com premiação de um tablet para o primeiro lugar.
A Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Rede de Proteção à Infância e Juventude, dos municípios, Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (Seme), Ordem dos Advogados do Acre (OAB), Instituto Federal do Acre (Ifac) também participam das atividades como parceiros.
Por meio da atuação voluntária dos magistrados, promotores de Justiça e colaboradores, bem como outros parceiros governamentais e não governamentais, que contribuem com palestras e ações para o crescimento e fortalecimento do projeto, no intuito de que ele possa alcançar cada vez mais estudantes.