Está em construção uma cultura positiva formada pela adoção de um conjunto de práticas para naturalizar a sustentabilidade nas atitudes, estratégias e tomadas de decisão
Essa é a Semana do Meio Ambiente, uma iniciativa nacional que visa conscientizar a sociedade sobre a preservação ambiental. Em um esforço contínuo, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) fortalece a difusão de ações para promover a sustentabilidade.
O TJAC é um tribunal 100% digital, mas para além disso há campanhas permanentes para a redução do consumo de papel e toner (tinta utilizada nas impressoras), bem como racionalização do uso de água e energia na instituição. Sobre o último, o uso de energia limpa tornou-se destaque por meio da instalação das usinas fotovoltaicas, que já são três em funcionamento – na sede do Tribunal, na Cidade da Justiça de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul.
Também estão em andamento ações de coleta seletiva de resíduos, coleta de pilhas e baterias na instituição. Tem um termo de cooperação com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catar), a qual é fornecido todo o papel de descarte do Tribunal, devidamente triturado.
Há as áreas verdes, que materializam de uma forma ainda mais nítida o compromisso com a natureza, como visto no Bosque da Justiça, Bosque do Juruá e Horta Compartilhada. Sobre esses locais, a novidade é que no Bosque da Justiça foi realizado reflorestamento de áreas degradadas, com plantio de árvores frutíferas para contribuir com a fauna local. O Bosque do Juruá foi realizado o levantamento da flora e lá possui trilhas interpretativas.
Soma-se aos bons resultados outras decisões administrativas que tratam de sustentabilidade como a racionalização do uso de veículos. Um fluxo que ainda segue em aperfeiçoamento e tem foco na qualidade e economia.
Há cursos na área de sustentabilidade fomentados pela Escola do Poder Judiciário, assim contribuindo para a construção dessa cultura positiva com a multiplicação das atitudes sustentáveis de todo o quadro funcional.
Sobre o Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5, a desembargadora Waldirene Cordeiro, coordenadora do Núcleo Socioambiental (Nusap/TJAC) enfatiza: “é necessário chamar a nossa atenção, enquanto moradores e passageiros deste planeta para os problemas ambientais, bem como para a importância da preservação dos recursos naturais, com vistas à sensibilização sobre a possibilidade de escassez desses”.
A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para refletir sobre o papel de cada indivíduo e instituição na preservação. O compromisso do TJAC está firmado por meio do Plano de Logística Sustentável, veja: