Documento tem o objetivo de esclarecer servidores (as) e magistrados (as) acerca dos vocabulários técnicos utilizados na área de TI, em linguagem clara e simples; área é marcada pela utilização de expressões muitas vezes complexas e, em sua maioria, em inglês
Com o objetivo de implementar a utilização de linguagem simples no âmbito do Poder Judiciário do Acre, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) do Tribunal de Justiça criou um glossário de termos técnicos utilizados na área de TI. A ação faz parte das diretrizes do TJAC para cumprimento do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado em novembro de 2023 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A ideia central do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples é fazer com que as Cortes de Justiça e demais instituições signatárias se comprometam a adotar linguagem simples, direta e compreensível a todos os cidadãos e cidadãs na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade, bem como no âmbito dos próprios Tribunais.
Ao criar o documento, a Ditec busca, assim, auxiliar servidores (as) e magistrados (as) a entender os termos, métodos e siglas da área de Tecnologia da Informação (TI), proporcionando melhor compreensão e a utilização da tecnologia de uma forma mais segura no dia a dia.
De acordo com a Ditec e com a Diretoria de Gestão Estratégica (Diges) do TJAC, a adoção da linguagem simples nos termos de TI resultará na otimização do tempo nos atendimentos das demandas, levando em conta que um vocabulário claro e acessível facilita a compreensão natural das informações e dos serviços disponibilizados pelo setor, aumentando a transparência e garantindo mais eficácia às ações.
“A tecnologia está sempre mudando e muitas vezes a sua linguagem técnica parece complicada. Este glossário ajudará para que todos possam entender e usar a tecnologia de forma mais segura no seu dia a dia”, ressalta a equipe da Ditec na abertura do Glossário.
Para baixar o Glossário de Termos Técnicos de TI em linguagem simples em formato PDF, basta clicar aqui.