Finalizando a agenda no Acre, o ministro Luís Roberto Barroso dialogou com juízas e juízes sobre os desafios que precisam ser enfrentados pela magistratura para aperfeiçoamento dos serviços prestado
Encerrando a agenda no Acre, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, e a desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, participaram da 4°edição do “Diálogos da Magistratura”, na Associação dos Magistrados do Acre (Asmac).
O encontro é realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional da Justiça (CNJ), com apoio da Asmac e do Poder Judiciário do Acre e contou com a participação do presidente da AMB, Frederico Mendes, do presidente da Asmac, Gilberto Matos, do juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Frederico Montedonio, desembargadoras e desembargadores do TJAC, juízas e juízes de Direito da Justiça acreana, da Justiça Federal, do Trabalho, assim como, servidoras e servidores do CNJ.
A atividade tem o objetivo de proporcionar o diálogo entre o gestor da Suprema Corte com magistradas e magistrados, expondo os desafios, dilemas com intuito de encontrar soluções e aperfeiçoar os serviços prestados. O ministro elencou as políticas judiciárias e medidas adotadas para avançar na administração da Justiça brasileira, enfrentando os desafios sociais, econômicos e ambientais.
Barroso discorreu sobre judicialização, paridade de gênero e de pessoas negras na magistratura, sustentabilidade, Exame Nacional da Magistratura e ainda falou sobre o Pacto da Linguagem Simples. “O pacto pela linguagem simples é bom, porque nos comunicamos mal. O Pacto significa falar com sujeito, verbo e predicado, sempre que possível nessa ordem”, comentou o ministro
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, enalteceu que é na união e diálogo que se avança e enfrentam os desafios. “Acho essencial um encontro para dialogar e parabenizo a todas e todos que aqui vieram ouvir e conversar como nosso ministro Luís Roberto Barroso e o presidente da AMB, Frederico Mendes. A Associação dos Magistrados sabe que estamos todas e todos juntos. Eu só sou, porque nós somos, nunca nos esqueçamos disso”.
O presidente da AMB, Frederico Mendes, também apontou medidas para aperfeiçoamento da magistratura brasileira, elogiou o presidente do CNJ por sua atuação junto aos órgãos superiores e na defesa do Poder Judiciário. “O ministro Barroso hoje se coloca como o maior defensor da magistratura brasileira. Ele é alguém que vestiu a camisa da magistratura, se colocou nesse papel. Exemplo de integridade de decência e que acaba ensinando com o próprio exemplo”, disse Mendes.
O juiz de Direito Gilberto Matos reconheceu a importância do diálogo com a Administração do TJAC e a Asmac, elencando as conquistas alcançadas na gestão da desembargadora Regina Ferrari e dos desembargadores Luís Camolez (vice-presidente) e Samoel Evangelista (corregedor-geral da Justiça), na consolidação e fortalecimento da magistratura acreana, tais como: a posse de novas magistradas e magistrados e a titularização dos juízes em todas as comarcas do Estado.
Gilberto também deu às boas-vindas ao ministro destacando a importância do evento. “O ministro Luís Roberto Barroso nos prestigia com sua presença. Só o fato da sua posição, de ser presidente do STF já é grande motivo de regozijo para nossa associação em recebê-lo para um evento como esse, nesse diálogo, direto e franco”.