Representante do TJAC é eleito para o Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

Entre as diversas atribuições do órgão está estabelecer diretrizes para promover padronização e racionalização de procedimentos relacionados a avaliações e consultorias e organizar fórum permanente destinado a debater temas práticos e teóricos voltados à área de auditoria

O dirigente da Unidade de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Rodrigo Roesler, foi eleito na última sexta-feira, 05, membro do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o Biênio 2024-2026.

Na ocasião, também foram eleitos outros 10 membros para atuar no comitê. Além do TJAC, os indicados são oriundos ainda dos Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE-PR), dos Tribunais Regionais do Trabalho da 5ª e da 10ª Região, bem como dos Tribunais de Justiça do Pará (TJPA), do Rio Grande do Sul (TJRS) e de Sergipe (TJSE).

Rodrigo Roesler comentou a indicação. Ele se disse feliz com a escolha e destacou a oportunidade de representar o Tribunal de Justiça do Estado do nas esferas de decisão do CNJ, principalmente na governança e gestão estratégica.

“Como instância interna de apoio a governança, acredito termos a oportunidade ímpar de representar o nosso Tribunal junto ao CNJ, possibilitando a contribuição no crescimento do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário como um todo. Essa eleição por si só, demonstra que estamos no caminho certo na área de auditoria interna, contando com o apoio da gestão do TJAC, bem como colocarmos o Tribunal de Justiça do Estado do Acre em um lugar de destaque no âmbito nacional, especialmente na concretização do sistema de governança e gestão estratégica”, disse o dirigente da Unidade de Auditoria Interna do TJAC.

 

 

Atribuições

Entre as atribuições do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna, estão: estabelecer diretrizes para promover padronização e racionalização de procedimentos relacionados à realização de avaliações e consultorias; formular propostas de metodologias para avaliação e aperfeiçoamento das atividades do órgão; propor ações de capacitação na área de auditoria; organizar fórum permanente destinado a debater temas práticos e teóricos voltados à área de auditoria; além de efetuar estudos e propor medidas visando promover a integração operacional do SIAUD-Jud.

Sugerir procedimentos para promover a integração da ferramenta com outros sistemas da Administração Pública, avaliar e debater temas que objetivem alinhar e harmonizar as práticas e os procedimentos relacionados com as atividades das unidades de auditoria interna dos órgãos jurisdicionados ao CNJ também estão entre as atribuições do Comitê do SIAUD-Jud.

As reuniões do Comitê de Governança e Coordenação do SIAUD-Jud são públicas e ocorrem ordinariamente a cada quatro meses e, extraordinariamente, por convocação do presidente do órgão ou por meio de documento formal, com a subscrição da maioria absoluta de seus membros. O próximo encontro está previsto para acontecer no dia 20 de agosto de 2024, às 15h, por meio da plataforma virtual Cisco Webex.

Uniformizar procedimentos e contribuir para a tomada de decisões

O órgão colegiado, por sua vez, deve se reportar à Comissão Permanente de Auditoria (CPA) do CNJ com os objetivos principais de uniformizar procedimentos e entendimentos relacionados às auditorias internas realizadas no âmbito do Poder Judiciário; de decidir sobre a realização de Ações Coordenadas de Auditoria, sugeridas pelo Comitê de Governança e Coordenação do SIAUD-Jud ou por iniciativa própria; aprovar e dar conhecimento aos tribunais e conselhos do Plano Anual de Ações Coordenadas de Auditoria; e emitir recomendações ou determinações decorrentes das Ações Coordenadas de Auditoria.

Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

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