Unidade móvel “Justiça sobre Rodas” ofereceu acolhimento psicossocial e consulta processual
A unidade móvel do Poder Judiciário do Acre, Justiça sobre Rodas, esteve nesta terça-feira, 2, no centro de Rio Branco, para atendimento jurídico aos cidadãos. Os atendimentos ocorreram na praça do Palácio Rio Branco das 9h às 13h.
A ação é desenvolvida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) e o Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (Ceavi).
As servidoras e servidores do Poder Judiciário ofereceram acolhimento psicossocial e consulta processual para toda a população, principalmente, aos grupos mais vulneráveis, como crianças, mulheres, pessoas em situação de rua e a comunidade LGBTQIAPN+.
De acordo com o diretor de Secretaria da Vepma, Yuri Bambirra, o objetivo dos atendimentos foi de facilitar o acesso à Justiça. “Por meio da unidade móvel, nós chegamos próximos de toda cidadã e cidadão. Nossa equipe multidisciplinar oferece múltiplos serviços e todos de forma rápida”, disse.
Na oportunidade, as servidoras da Comsiv, Suzy Sales e Amália Costa, divulgaram a campanha “Respeite meu Espaço”, contra a importunação sexual, além de encaminhar as mulheres em vulnerabilidade social e vítimas de violência para as redes de proteção de instituições parceiras.
Os servidores tiraram dúvidas sobre processos, explicaram sobre a importância da denúncia referente a violência doméstica, os casos considerados violência contra a mulher e conversaram sobre outros serviços oferecidos pelo Poder Judiciário acreano.