Ação educativa alcançou 164 alunas e alunos, engajando a comunidade escolar com a campanha “Agosto Lilás”
Nesta quarta-feira, 28, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) promoveu palestras para cinco turmas do 1º Ano do Ensino Médio no auditório da Escola Estadual Boa União, localizada no bairro Sobral da capital acreana. A iniciativa integra a programação da campanha Agosto Lilás, que visa conscientizar e combater a violência contra a mulher.
A palestra foi ministrada pela estagiária de Psicologia da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência (Comsiv), Liliane Albuquerque. “As palestras nas escolas nos trazem esperança em relação ao futuro desses adolescentes, conseguimos levar informações que agregam na vida deles e de suas famílias e amigos. Os jovens são os futuros da nossa sociedade”, disse Liliane.
A servidora do TJAC Keldiney Sousa destacou a dinâmica da atividade. “Foi um evento muito legal, houve uma boa interação com os estudantes, que além de tirar suas dúvidas, também se envolveram realizando a declamação de uma poesia e apresentação musical”, contou.
A campanha Agosto Lilás é uma iniciativa nacional que ocorre anualmente para reforçar a importância da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, e para incentivar a denúncia de casos de violência doméstica. Durante a palestra, foram abordados temas como os tipos de violência contra a mulher, os direitos das vítimas, os mecanismos de proteção disponíveis e a importância de denunciar qualquer forma de abuso.
A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Boa União, Samyle Vieira, destacou a importância de trazer esse tipo de iniciativa para o ambiente escolar: “é fundamental que nossas alunas e alunos compreendam desde cedo o que é violência, quais são seus direitos e como podem ajudar a construir uma sociedade mais justa e segura para todos”.