Presidência do TJAC empossa dois novos servidores nesta sexta-feira, 9

“Vocês foram escolhidos para estarem aqui, somando com o nosso Poder Judiciário, somando para uma prestação jurisdicional célere, acolhedora e fraterna, trabalhando para o cidadão, o cidadão que sofre, que tem fome e sede de Justiça”, afirmou a presidente do TJAC na ocasião

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) empossou, na manhã desta sexta-feira, 9, mais dois servidores aprovados em concurso público para provimento de vagas no quadro efetivo do Poder Judiciário estadual. O ato de posse foi conduzido pela desembargadora-presidente Regina Ferrari, na presença dos desembargadores Samoel Evangelista (corregedor-geral da Justiça), Elcio Mendes (diretor da Escola do Poder Judiciário) e Raimundo Maia (membro), da juíza auxiliar da Presidência Isabelle Sacramento, além de diretores, assessores e servidores do Judiciário.

Também prestigiaram a cerimônia, amigos e familiares dos empossados, que já foram designados para atuar no âmbito da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJAC, na área técnico-administrativa de análise de sistemas.

Na oportunidade, a desembargadora-presidente Regina Ferrari destacou a imensa alegria por receber os novos servidores e expressou gratidão aos desembargadores do TJAC pelo apoio recebido na gestão.

“É maravilhoso quando a gente chega num dia desse de vitória, sendo empossado em um cargo público, quando há tantos desempregados no nosso Brasil afora, quando há tantos que gostariam de disputar uma vaga e, às vezes, nem condições para isso têm. (…) Vocês foram escolhidos como homens de bem para estarem aqui, somando com o nosso Poder Judiciário, somando para uma prestação jurisdicional célere, acolhedora e fraterna (…), trabalhando para o cidadão, o cidadão que sofre, que tem fome e sede de Justiça, que bate às nossas portas e nós precisamos para isso de todo o arcabouço dos nossos sistemas (…). porque todos nossos processos são 100% digitais (…). Somos muito gratos a Deus, que nos deu essa oportunidade de estarmos avançando, estarmos asfaltando e aplainando veredas, a fim de que os nossos cidadãos possam cada vez mais receber uma justiça mais ágil, mais célere, mais qualificada, mais humana, mais fraterna e mais acolhedora. Parabéns e Deus os abençoe”, disse a presidente do TJAC aos empossados.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, também deu as boas-vindas aos novos servidores empossados. O magistrado de 2º grau fez uma breve reflexão sobre a importância do momento e a necessidade do trabalho em equipe para se chegar a bons resultados no Poder Judiciário.

“Evidente que esse é o momento em que nós temos que parabenizar vocês. Juntos com vocês, os congratulamos pelo êxito obtido no concurso e por esse momento em que vocês passam a integrar essa família, que é a família do Poder Judiciário do Estado do Acre. Esse momento se reverte de grande importância, eu digo isso aqui para os familiares de vocês, para vocês também. Aqui nós estamos no Pleno do Tribunal de Justiça. É o local onde se reúne o órgão maior da Justiça Acreana e onde são trazidas, para que decidamos, as grandes causas. Esse é um momento emblemático porque é aqui que nossa presidente decidiu que vocês tomariam posse e começariam a atuar no Poder Judiciário do Estado do Acre. Eu tenho que vocês se orgulharão muito daqui para frente em serem colegas desse verdadeiro time, desse verdadeiro exército”, asseverou o desembargador Samoel Evangelista.

Diretor da Escola do Poder Judiciário, o desembargador Elcio Mendes também demonstrou alegria e gratidão pela posse dos novos servidores e aproveitou o momento para tecer algumas considerações sobre a vida e a necessidade de bom senso no serviço público. Mendes também fez uma menção especial ao trabalho desenvolvido pela Presidência do TJAC, em prol dos cidadãos menos afortunados.

“Há algo que é importante registrar, e isso é importante registrar na vida de qualquer pessoa, que chama-se bom senso. Foi uma missão primária que eu recebi do meu pai. Meu velho pai falava assim: ‘filho, em qualquer momento de dificuldade na sua vida, você tenha sempre bom senso, você sempre reflita o que pode acontecer contigo naquela situação. Quando você for analisar algo, quando você tiver uma discussão muito profunda sobre o Direito, sobre a Justiça, lembre-se sempre que bom senso é tudo na resposta de um julgador’. E essa missão que eu recebi do meu pai (…). Eu fico extremamente feliz quando vejo uma presidente, um Tribunal voltada às classes menos favorecidas. É algo que é muito digno. (…) O que a nossa presidente tem feito pelos menos afortunados é algo belíssimo e é algo que merece ficar registrado, pois dignifica cada um dos integrantes deste Poder”, ressaltou o diretor da Esjud.

“Vocês estão chegando num momento muito bom do Poder Judiciário, num momento em que a nossa casa está organizada e que nós estamos comprometidos em elevar cada vez mais o nome do Poder Judiciário. Tem um fenômeno que a gente tem notado nas carreiras jurídicas, principalmente, de uma juvenilização das carreiras. Pessoas muito jovens chegando aos pódios mais desejados das carreiras. (…) O Poder Judiciário do Acre precisa da colaboração de vocês para que a gente possa levar cada vez mais o nome do Tribunal a grandes conquistas”, acrescentou o desembargador Raimundo Nonato Mais.

Responsabilidade socioambiental

Mais uma vez, os empossados receberam das mãos da presidente do TJAC suas canecas individuais, um gesto simbólico da Administração que assinala a responsabilidade socioambiental do TJAC. Os copos plásticos estão na mira da gestão como um produto a ser suprimido das unidades do Poder Judiciário, em razão do impacto extremamente prejudicial ao meio ambiente do descarte desse tipo de material, que pode levar até 400 anos para se deteriorar completamente. Em seu lugar, serão distribuídos aos cidadãos que procuram os serviços da Justiça acreana copos de papel (atualmente em fase de licitação), que são feitos de material reciclável e têm um tempo de decomposição muito menor, que pode variar de três a seis meses.

As canecas individuais que são distribuídas aos servidores do Poder Judiciário têm, nesse sentido, uma função muito importante e clara: o corpo funcional deve evitar a todo custo o consumo de materiais cujo descarte seja nocivo à natureza e aos seres vivos, demonstrando assim o compromisso do TJAC com um futuro sustentável para as próximas gerações.

O concurso 

A realização das provas (objetiva, discursiva e redação) ocorreu no último mês de março, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Participaram mais de 16 mil inscritos, que concorreram a vagas de nível médio e superior, com vencimentos de até R$ 7.571,20. 

A execução do certame ficou a cargo do Instituto Verbena. No total, o processo seletivo disponibilizou inicialmente 91 vagas e mais de 1.460 cadastros de reserva, em diversas áreas do conhecimento. As lotações estão distribuídas entre 18 Comarcas do Estado e também nas unidades administrativas do TJAC.

Texto: Márcio Bleiner/ Fotos: Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.