Intuito do curso é capacitar servidores, para que se um dia houver um sinistro dentro do tribunal, eles estejam preparados não só para evacuar do prédio, mas orientar as demais pessoas
A Assessoria Militar (Asmil) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) iniciaram o Curso de Formação de Brigadistas de Combate a Incêndio. A formação iniciou nesta terça-feira, 20, no Centro de Treinamento das Forças Policiais.
Nesta primeira edição, participam as magistradas, magistrados, servidoras, servidores e agentes de segurança, que atuam nas unidades administrativas e jurisdicionais da sede-administrativa do TJAC.
Ao final da atividade, os selecionados estarão aptos a desempenhar a função de brigadista, conforme previsto na Norma Técnica Brasileira (NBR) 14.276 e Norma Regulamentadora (NR) 23, com conhecimento teórico e prático em prevenção e combate a incêndio, abandono de área e primeiros socorros.
A assessora-chefe da Asmil, tenente-coronel Alexsandra Rocha falou sobre o objetivo do curso e ainda sobre a necessidade de pessoas qualificadas que compreendam cada situação de perigo e saibam o que fazer.
“A ideia do curso de brigadista é capacitar servidores que trabalham no TJAC, para que se um dia houver um sinistro dentro do tribunal, eles estejam preparados não só para evacuar do prédio, como orientar as pessoas que trabalham nos gabinetes e demais setores. Então a gente tem um prédio de vários andares, cujo sistema de incêndio está em pleno funcionamento, mas a gente precisa de operadores, de nada adianta o sistema funcionar e a gente não ter os operadores. Então aqui está saindo os servidores capacitados para que houver qualquer sinistro no tribunal, eles vão saber como proceder”, finalizou.
O curso tem carga horária de 40 horas, será finalizado na sexta-feira, 23, e conta com a participação de 23 alunos.