Encontro entre TJAC e TJRO marca início da criação da Rede de Inovação no Norte do Brasil

Próximo passo será estender convite as demais instituições do Sistema de Justiça dos dois estados e os demais que integram a região Norte, para consolidação e ampliação da rede

Nesta terça-feira, 20, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) deram um passo significativo para a promoção da inovação no setor judiciário ao se reunirem para discutir a criação da Rede de Inovação “Norteados pela Inovação: uma rede para conectar a Justiça no Norte do Brasil”.

O encontro realizado em Porto Velho, que contou com a participação de integrantes dos Laboratórios de Inovação dos dois tribunais, bem como da Defensoria Pública do Estado e Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e do Sebrae Rondônia, teve como principal pauta os passos necessários para a formalização da rede, já aplicando a prática da modelagem.

A Rede de Inovação é uma iniciativa que visa conectar instituições públicas em uma colaboração contínua, permitindo a troca de práticas e experiências voltadas para a melhoria das ações internas e externas.

O objetivo é refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, aprimorando o atendimento à sociedade por meio da inovação e da otimização dos recursos públicos.

 

Durante o encontro, a juíza auxiliar da presidência do TJAC, Isabelle Sacramento, destacou a relevância do evento para ambos os tribunais. “O objetivo desse encontro é aproveitar as especificidades do Tribunal de Justiça do Acre e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a fim de compartilhar esse conhecimento, buscar a inovação, para que favoreça tanto o jurisdicionado de um estado como de outro, favorecendo o cidadão e tendo uma melhor otimização do recurso público. Mas queremos ampliar, com a criação da rede a proposta é termos outros atores, instituições de toda a região Norte, que possam somar a essa rede de conexões, ideias e boas práticas”, afirmou.

Felipe Idalgo, laboratorista do TJRO, também ressaltou a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de novas práticas no setor público. “Hoje estamos investindo no impulsionamento da inovação no setor público. Quando reunimos instituições, somamos forças, experiências e boas práticas, estamos demonstrando o compromisso em promover um futuro melhor para os cidadãos. O estímulo a ideias inovadoras desenvolvidas de maneira colaborativa, para a concepção de novos produtos, serviços e processos de trabalho mais eficazes na Justiça, é uma das bases da Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ n. 395/2021″, pontuou Idalgo.

 

Além das discussões sobre a formação da rede, o TJAC apresentou as ações já desenvolvidas por meio de seu Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). Entre os projetos em destaque estão o Ponto de Inclusão Digital da Justiça, o Centro de Justiça e Cidadania aplicado em lugares com Comarcas Não Instaladas, o Projeto Mariri, o Projeto Linguagem Simples, o Projeto Ewã e o Portal de Acolhimento.

A iniciativa da Rede de Inovação visa não apenas fortalecer a troca de boas práticas entre as instituições participantes, agregando inicialmente, instituições do Sistema de Justiça de toda a Região Norte, mas também contribuir para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU no Judiciário brasileiro, reafirmando o compromisso do Poder Judiciário com a proteção dos Direitos e das Garantias Fundamentais previstos na Constituição Federal.

O encontro entre TJAC e TJRO marca, assim, um importante avanço na construção de uma Justiça mais inovadora e conectada com as necessidades do cidadão, integrando instituições do Norte do Brasil em uma rede de colaboração contínua e eficaz.

 

Andrea Zilio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.