Objetivo é oferecer a profissionais da Justiça contínuo aperfeiçoamento para o melhor exercício de suas funções
Contribuir diretamente para o contínuo aperfeiçoamento de profissionais da Justiça e consequente melhoria dos serviços oferecidos à sociedade. Com essa missão, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) tem trabalhado para ampliar, quantitativa e qualitativamente, cursos, capacitações, oficinas e treinamentos.
Para se ter uma ideia, nestes pouco mais de sete meses de 2024, foram emitidos 5.723 mil certificados e expedidos 126 editais, com 198 formações nas mais diversas áreas. O número de vagas é de 10.924 mil, considerando atividades presenciais e on-line.
Os dados consolidados compreendem o período de 1º de janeiro a 8 de agosto de 2024. Por detrás dos números o esforço da Direção e equipe do Órgão de Ensino, que tem atuado para estar cada dia mais perto, levando magistradas(os) e servidoras(es) a irem mais longe.
Houve aumento significativo na oferta de cursos autoinstrucionais, o que propicia maior inclusão de serventuárias(os) lotadas(os) nas Comarcas do interior. “A mensagem é de que a construção de um Judiciário forte passa por uma Escola de igual modo forte. Por isso, a necessidade de maior modernidade, profissionalização do corpo funcional e aprimoramento das atividades”, explicou o desembargador Elcio Mendes, diretor da Esjud.
Para mais informações sobre o Órgão de Ensino acesse o “Esjud em Números” (veja aqui).
Outros dados
Neste primeiro semestre do ano foram credenciados 18 cursos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), incluindo o de “Formação de Magistrados”, “Formação de Formadores (FOFO)”, “Técnicas de Inquirição baseadas na Psicologia do Testemunho”, etc.
A Escola contribuiu 100% da pontuação para o Selo de Qualidade do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em mais um compromisso firmado com a Administração do TJAC (2023-2025). As formações englobaram “Justiça Restaurativa”, “Violência doméstica e familiar contra mulher”, “Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual”, “Comunicação Social, Judiciário e Diversidade Étnico-Racial”, dentre outras.
Novidade
Dentro em breve, a Esjud ganhará novas instalações, mais amplas, tecnológicas e modernas, fruto de reforma estrutural alcançada por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 02/2023, celebrado com o Governo do Acre. A reforma possibilitará um ambiente de aprendizado mais funcional, confortável e acessível a todas as pessoas.
Essas e outras atividades revelam a ampliação da jornada de saberes, com novos conhecimentos e maior qualificação, que concorrem para o engrandecimento do Judiciário Estadual. Ao mesmo tempo, contribuem para que se ofereça à população uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente.