Judiciário acreano celebra bons resultados na redução do acervo processual

Em julho deste ano, foram arquivados mais de 12 mil processos. Diversas ações da administração foram essenciais para a melhoria dos resultados

O Poder Judiciário do Acre tem alcançado resultados notáveis na redução do acervo processual, evidenciando um comprometimento contínuo com a eficiência e o atendimento à sociedade. De janeiro a 31 de julho deste ano, foram recebidos 45.518 processos, e um total de 56.460 processos foram baixados, resultando em uma redução líquida de 9.942 processos.

Esse desempenho não é fruto do acaso, mas sim de uma série de iniciativas estratégicas e colaborativas da administração. Em dezembro do ano passado, foram arquivados 11.531 processos contando com mutirões realizados pelos magistrados e servidores. Em julho deste ano, já foram arquivados 12.443 processos.

O corregedor-geral de justiça, desembargador Samoel Evangelista, destacou que “atender à demanda é uma das obrigações fundamentais da jurisdição, e os números alcançados são reflexo direto das medidas tomadas pela Presidência do TJAC em conjunto com a Corregedoria, buscando melhores resultados”.

 

 

Entre as ações implementadas este ano, destacam-se a entrada de dez novos juízes este ano, investimentos na automação de alguns fluxos processuais e a parceria com a Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), que lançou o projeto “Voluntariados – Unidade, Fortalecimento e Cooperação”, para realização de mutirões, sendo que forma feitos em dois fins de semana do ano passado, e até agora, em um fim de semana em julho deste ano.

Essas iniciativas não apenas reduziram o acervo processual, mas também repercutiram positivamente em todos os indicadores de produtividade, como o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), e nas metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e para o melhor atendimento à sociedade.

Segundo a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, “a conquista do Poder Judiciário do Acre na redução do acervo processual é resultado de um esforço da administração junto as magistradas e magistrados, servidoras e servidores, no compromisso contínuo com a eficiência e o atendimento à sociedade”.

O compromisso e a dedicação de todos os envolvidos foram fundamentais para os resultados e reforçam a missão do Poder Judiciário do Acre de proporcionar um atendimento ágil e eficaz, garantindo que a justiça esteja sempre ao alcance da sociedade. “Com esses resultados, o Poder Judiciário do Acre continua a se consolidar como uma instituição que busca incessantemente a excelência na prestação de seus serviços”, ressalta Ferrari.

 

Andréa Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.