Iniciativa integra o Programa Fortalecendo Vidas, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário acreano; tratativas foram realizadas para garantir com a maior brevidade novos espaços para aumentar número de alunos beneficiados
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, visitou na quarta-feira, 28, as instalações do Coral “Vozes do Acre”, iniciativa do Ministério Público do Acre (MPAC), por meio do Conservatório de Música do Juruá, em parceria com o Poder Judiciário, a Fundação de Cultura Elias Mansour e a Escola Acreana de Música. O espaço está localizado nas dependências da Escola de Gastronomia e Hospitalidade da Cidade do Povo.
A visita contou com a presença do presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr, Alírio Wanderley Neto, que também é responsável pela administração da Escola de Gastronomia, bem como da diretora regional do Alto Acre, Ana Paula Carrilho, entre outros.
Durante a visita, a desembargadora-presidente assistiu ao ensaio dos alunos do Coral e expressou sua satisfação e envolvimento com o projeto, que desempenha um papel crucial ao afastar adolescentes vulneráveis e de baixa renda, moradores da Cidade do Povo, da influência do crime. A ação é, portanto, de grande valia para o papel do Poder Judiciário na busca de uma sociedade mais justa, dentro de uma cultura de paz.
A desembargadora-presidente foi recebida pelo promotor Iverson Bueno e pelo professor Natanael Pimentel, instrutores do Coral “Vozes do Acre”, que expressaram satisfação pela visita e aproveitaram a ocasião para estabelecer tratativas para a obtenção de novos espaços para a abertura de turmas adicionais, com a consequentemente expansão das atividades culturais a um número maior de beneficiados.
“Esse é um programa que está integrado ao Fortalecendo Vidas, que pretende tirar essas crianças e adolescentes de toda sorte de desvios (…). Aqui alimentamos somente o caminho do bem, da bondade, da música. Que eles possam se fortalecer como pessoas dignas e tendo o que fazer à tarde, estudando música, porque a música é uma conexão divina, uma conexão com a humanidade”, explicou a presidente do TJAC.
O promotor de Justiça Iverson Bueno também ressaltou o importante papel sociocultural do Coral “Vozes do Povo” e agradeceu, não só a visita da desembargadora-presidente, mas de todos os alunos que participam do projeto.
“Eu também queria agradecer a cada uma destas crianças, destes adolescentes que vêm para a aula. Que vocês possam estar sempre aqui. A gente vê no olho de cada um o brilho que eles têm em estar aqui. Então, é prazeroso demais. Deixo aqui meu muito obrigado a todos vocês por participarem desse projeto”, disse Iverson Bueno
Tratativas
Regina Ferrari também estabeleceu tratativas para estabelecer nova cooperação para que o Coral “Vozes do Povo” possa utilizar as dependências do PIDJus da Casa da Justiça e Cidadania, após o encerramento do expediente na unidade; e se comprometeu a atuar para atender algumas solicitações quanto ao espaço para melhor atender as turmas adicionais que se pretende abrir.
O presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr, Alírio Wanderley Neto, por sua vez, ofereceu toda ajuda que o órgão pode proporcionar para a iniciativa do Ministério Público e do Poder Judiciário do Acre, especialmente, no que diz respeito a fornecer certificados homologados pelo Ministério da Educação aos concludentes das turmas, valorizando, assim, o projeto como um todo.