Projeto Cidadão: 400 casais celebram o amor e oficializam a união na Expoacre Juruá

“O Projeto Cidadão tem por objetivo proporcionar cidadania e acesso à justiça para população acreana dos lugares mais distantes. Um verdadeiro resgate de cidadania”, declarou a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista

“Depois de 44 anos juntos, chegou minha oportunidade e hoje vou me casar. Estou muito feliz. Sonho realizado na minha vida”, assim declararam José Braga de Oliveira e Zilma de Oliveira Castro, juntos há 44 anos. O casal soube da oportunidade através do rádio. Eles já tem oito filhos e onze netos, moram na zona rural de Cruzeiro do Sul e José Braga não escondia a felicidade e a gratidão. “Estou muito grato de estar aqui, agradeço muito pela oportunidade de casar, gratuito, é uma oportunidade que não se pode perder e por isso estamos aqui. Então, aproveitei a oportunidade, fui lá fazer nossa inscrição, e hoje tenho a certeza que vai dar tudo certo”.  

José Braga falou ainda sobre a importância do Projeto Cidadão na sua vida e na vida de muitos. “Um projeto assim é muito importante porque tem pessoas que tem vontade (de casar), mas não tem recursos (financeiros) e por vezes nem (recursos financeiros) pra comer. Por isso um projeto desse como o Projeto Cidadão é muito importante principalmente para os mais pobres, então essa é uma oportunidade para as pessoas mais carentes, ter uma chance de se casar”.

Este é apenas um relato entre os 400 casais que oficializaram o matrimônio através do Projeto Cidadão, realizado na Arena do Juruá, neste sábado, 3, como parte da programação da Expoacre Juruá, no município de Cruzeiro do Sul.

Representando a presidência do TJAC, a coordenadora do Projeto Cidadão, decana da Corte de Justiça, desembargadora Eva Evangelista falou sobre a grandeza do aspecto social do Projeto Cidadão, o mais importante e longevo ação social do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

“O Projeto Cidadão tem por objetivo proporcionar cidadania, acesso à justiça para população acreana das cidades, lugares mais distantes, ribeirinhos e povos originários. Em quase 30 anos, o Projeto Cidadão tem o reconhecimento do seu trabalho pelos acreanos, como órgão institucional que integra os projetos sociais do TJ do Acre. Um verdadeiro resgate de cidadania”.

Em seguida, a magistrada falou diretamente aos noivos a respeito do caminhar juntos, sonhos para uma vida de respeito e paz no lar. “Agora falando aos noivos, digo que a vida depende das nossas escolhas, nós teremos boas vidas se nós fizermos boas escolhas. Os casais tem que caminhar juntos, sonhar juntos, num mesmo proposito, na mesma direção. Aos noivos, desejo muitas felicidades e tentem todos os dias, num exercício continuo, viver uma vida com respeito mútuo. Assim, encontrarão a paz e para seus filhos e para suas famílias.

O juiz Erik Farhat, celebrante e diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, já realizou diversas cerimônias de casamentos coletivos, mas a cada celebração é um sentimento novo. Assim, o magistrado falou sobre esse sentimento de realizar mais uma oficialização de união.

“É sempre uma satisfação muito grande fazer. Você vê a felicidade no rosto das pessoas, é um trabalho social importante, o casamento é importante, uma instituição importante pra família e resolve diversos aspectos da vida prática e eventos da vida que giram em torno do casamento. De modo que a celebração do casamento é um ato importante pelo emocional que está em torno a família, mas também por aspectos práticos da vida e de eventos que a vida traz. Todo casamento é uma emoção, porque não importa se você já fez um, dois, dez, o importante é que as pessoas estão ali, para elas é uma primeira ocasião, para elas é um momento único e é memorável, então é sempre toca qualquer um que estiver presenciando esse momento, e para quem está celebrando não é diferente, é sempre uma emoção, sempre mexe com a pessoa”, finalizou o magistrado celebrante.

Tradicionalmente, o casal mais experiente e o casal mais jovem ganham local de destaque próximo a tribuna do magistrado. Desta vez não foi diferente.

Representando o casal mais experiente, João de Souza Nascimento, 84 anos e Margarida Nery, 83 anos. Juntos há 19 anos, e segundo João, “até agora está dando tudo certo”. Margarida completa, “muito feliz”.

“Muitíssimo!”, assim define Margarida sobre a importância do Projeto Cidadão. Ela completa: “Estamos aproveitando esse evento lindo, maravilhoso que eu jamais nunca imaginei (participar) e então eu estou feliz. Me sinto realizada, ao lado do homem que eu amo”.

O casal mais jovem foi representado pelo Alan Silva Melo, 16 anos e Meirane da Silva Souza, 18 anos, juntos há dois anos e uma filha de sete meses.

Prestigiaram a solenidade a juíza de Direito titular da Comarca de Mâncio Lima, Glaucia Gomes, coordenadora de Políticas Públicas para às Mulheres Lucia Sara, neste ato representando a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, representando o Governo do Estado do Acre a procuradora-chefe da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AC) Janete Melo, o comandante do 61 Batalhão de Infantaria e Selva (61 Bis) do Exército Brasileiro, coronel Gustavo Matias, delegatário do Cartório de Cruzeiro do Sul Cleber Correia, a ex primeira dama do Estado Beatriz Cameli, e representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (Senac) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomercio), o diretor administrativo financeiro do Senac Rodrigo Damasceno.

O Tribunal de Justiça do Acre agradece a todas as instituições parceiras que possibilitaram a realização de mais essa ação.

 

Texto e fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.