Projeto Mariri do TJAC forma segunda turma e fortalece integração entre acadêmicos e o Judiciário

Evento reuniu 111 estudantes de Direito em imersão prática e teórica, destacando a importância do atendimento ao cidadão e promovendo a parceria e união entre universidades e o Poder Judiciário acreano

O auditório do Centro Universitário Uninorte foi palco da segunda turma de formação do Projeto Mariri, do Poder Judiciário do Acre em parceria com as instituições de ensino superior do estado, reunindo 111 estudantes do curso de Direito.

O evento que aconteceu na manhã deste sábado, 17, tem como objetivo proporcionar uma imersão teórica e prática em temas essenciais para a prestação jurisdicional eficaz, refletindo a importância do atendimento ao cidadão. Participaram estudantes das instituições de ensino parceiras do projeto do Judiciário acreano. Foram 24 estudantes da Uninorte, 28 da Anhanguera, 29 da Unama e 30 Estácio/Unimeta.

 

SegundA programação do dia começou com a solenidade de abertura, seguida de palestras que abordaram temas cruciais, como “Comportamento, Atendimento e Escuta Ativa”, conduzida pela Diretora de Gestão de Pessoas do TJAC, Iriá Modesto, e “Requisitos da Petição Inicial”, ministrada pela Juíza de Direito Lilian Deise Braga Paiva. Após as palestras, os participantes puderam se engajar em oficinas práticas, que ocorreram até o meio-dia.

O Projeto Mariri é uma iniciativa que visa integrar os Núcleos de Prática Jurídica das universidades ao Poder Judiciário Acreano, especialmente focando na Central de Atermação. Segundo a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, “a proposta é unir esforços para melhorar o atendimento direto ao jurisdicionado, promovendo uma troca de conhecimentos que beneficia tanto os alunos quanto a comunidade.”

A Juíza-auxiliar da Presidência, Zenice Mota, destacou a relevância do projeto: “Estamos aqui para garantir que nossos estudantes não apenas aprendam a teoria, mas também compreendam a prática do Direito. O Projeto Mariri é um passo importante para fortalecer essa ligação entre a academia e o Judiciário, sempre visando um atendimento mais humano e eficiente.”

Com essa iniciativa do Projeto Mariri, o Poder Judiciário do Acre reforça o compromisso com a formação de profissionais capacitados e sensíveis às necessidades da sociedade. O evento foi um sucesso, evidenciando a importância da colaboração entre instituições de ensino e o TJAC.

 

Texto: Andréa Zílio / Fotos: Andréa Zílio e Josué Santos | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.