Campanha foi iniciada na sede do Tribunal e seguirá para os fóruns da Cidade da Justiça na quinta-feira, 29, e no Fórum Barão do Rio Branco, na sexta-feira, 30
Em maio deste ano, o governo do Acre decretou situação de emergência em decorrência do aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave e da superlotação dos leitos de terapia intensiva. Segundo o boletim epidemiológico 23/2024 – Síndrome Respiratórias, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), entre janeiro e junho deste ano foram registrados mais de 12 mil casos de síndrome gripal no Acre.
Atento à saúde do seu quadro funcional, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), promoveu vacinação contra influenza para servidoras e servidores, magistradas e magistrados, colaboradoras e colaboradores, nesta quarta-feira, 28, no Centro Médico do Poder Judiciário. A ação foi possível devido a uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação foi um sucesso, somente no primeiro dia, 177 pessoas foram atendidas com os imunizantes.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e coordenador do Comitê Gestor de Atenção à Saúde , desembargador Luís Camolez, acompanhou a atividade pessoalmente e agradeceu pelo empenho dos servidores que contribuíram para o sucesso da ação. “É muito importante toda a equipe de vacinação, principalmente aqui na GVID, que é a Gerencia de Qualidade de Vida do nosso tribunal. Eu cheguei aqui e encontrei um público muito grande, é sinal que as pessoas têm conscientização sobre a vacinação. Agradeço muito por essa divulgação, em nome da Gevid e também a administração do tribunal, parabenizando, principalmente, aos servidores e usuários. É o Tribunal cuidando dos servidores, da parte interna. Nós cuidamos sempre do público externo, mas nós temos que voltar também para o público interno”.
A servidora lotada na Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes), Maria das Dores, recebeu a vacina contra a influenza e comentou sobre a importância da imunização que o Poder Judiciário oportuniza. “A vacina é muito importante para os servidores do Tribunal de Justiça, como também para a população em geral, porque protege contra gripe e outras doenças que a gente pode ser acometido. Então é, vacinem-se. Vacinem-se é em quanto há tempo, porque a vacina salva. Essa campanha de vacinação do TJ que é um ato muito importante para o servidor e para o ser humano de forma geral. As pessoas que têm saúde produzem mais nos seus trabalhos. Então, a vacinação é um ato muito importante que o Tribunal de Justiça está proporcionando aos servidores”.
A estagiária Bruna Sena, lotada na Assessoria Jurídica Virtual (Asvir), falou como a ação de vacinação representa uma valorização dos servidores. “ É muito importante, porque mostra o quanto o Tribunal se importa com a saúde dos servidores. É relevante também todo mundo se vacinar pra manter a sua saúde sempre em dia”, finaliza.
A campanha foi iniciada na sede do Tribunal, e seguirá para os Fóruns da Cidade da Justiça e no Fórum Barão do Rio Branco. O atendimento ocorre durante o horário de expediente e é necessário apresentar documentos pessoais e cartão de vacina. Também estão sendo disponibilizadas as vacinas para tétano e hepatite B.