Entre as principais funcionalidades do sistema estão a realização de cadastros básicos, visualização de atos, geração de fundos, emolumentos, pedidos e consultas de selos, bem como a emissão de relatórios
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, juntamente com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, a desembargadora Denise Bonfim e o desembargador Francisco Djalma recepcionaram a comitiva do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) nesta quinta-feira, 15. A visita técnica teve como pauta principal o Sistema Extrajud.
Durante a agenda, o juiz Phillip Barbieux e os servidores Robervando Magalhães, diretor de Gestão Extrajudicial, Allaylson dos Reis, chefe do Setor de Fiscalização Extrajudicial, Ellen Aragão, chefe de gabinete, foram acompanhados pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Alex Oivane, à Diretoria de Tecnologia do TJAC e aos cartórios. No segundo dia, seguiram com a juíza Isabelle Sacramento ao Palácio da Justiça, completando o diálogo com o trabalho desenvolvido pelo centro cultural do Poder Judiciário acreano.
O sistema Extrajud está funcionando em ambiente de teste no TJRR. Sobre a migração da tecnologia, o juiz Phillip Barbieux sinalizou o alinhamento de sua instituição com a eficiência, transparência e acessibilidade. “A visita serviu para fortalecer o convênio que temos com TJAC de boas práticas, essas boas práticas englobadas no extrajudicial. O sistema do TJAC será utilizado como piloto para implementação do selo, que o TJRR pretende fazer uso”, explicou.
O software emite selos eletrônicos para os serviços notariais e de registro, o que proporciona segurança aos atos judiciais. “A troca de experiências é uma prática muito positiva. Recentemente, estivemos em Roraima, vendo algumas experiências deles e eles sentiram a necessidade de vir ao Acre, para ter contato, principalmente, com o sistema dos cartórios extrajudiciais, que é o Extrajud. Foi solicitado que nós cedêssemos a plataforma, que é um sistema desenvolvido dentro da Corregedoria e isso foi feito”, afirmou o desembargador Samoel.
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, falou sobre a contribuição que é possível a partir da relação de parceria entre os tribunais. “A cooperação entre os Tribunais de Justiça do Acre e de Roraima é um exemplo de como o compartilhamento de boas práticas e inovações tecnológicas pode fortalecer a eficiência e a segurança dos serviços extrajudiciais em nosso país. Estamos orgulhosos de que o Sistema Extrajud, desenvolvido por nossa Corregedoria, esteja contribuindo para a modernização e a padronização dos procedimentos em Roraima, reforçando nosso compromisso com a transparência e acessibilidade no Poder Judiciário.”