Com o Plenário lotado, a desembargadora aposentada foi aplaudida de pé após a exibição do vídeo que destacou sua trajetória e contribuições marcantes para o Judiciário acreano
A administração do Poder Judiciário do Acre prestou uma emocionante homenagem à desembargadora Eva Evangelista, reconhecendo sua notável trajetória de quase cinco décadas de serviço público. A homenagem foi realizada durante a III Reunião de Alinhamento Estratégico do Judiciário Acreano, na terça-feira, 24, com a exibição de um vídeo especial que traz depoimentos de autoridades e familiares, destacando a importância de sua carreira para o estado e para o Brasil.
Eva Evangelista, que até o dia 10 de setembro foi a juíza de Direito mais longeva em atividade no país, carrega em sua trajetória o pioneirismo de ser a primeira mulher a integrar a magistratura acreana. Ela também foi a primeira mulher a ocupar o desembargo no Poder Judiciário do Acre, e nos cargos de presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC).
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou a importância de Eva Evangelista para a história da Justiça Acreana. “A desembargadora Eva Evangelista é um exemplo de pioneirismo, compromisso e amor pela magistratura. Sua trajetória enaltece o Judiciário do Acre e inspira todos nós a seguirmos com responsabilidade e dedicação ao servir à Justiça”, afirmou.
A homenagem não apenas ressalta os 49 anos de serviços prestados pela desembargadora, mas também celebra seu compromisso incansável com a justiça, igualdade de gênero e proteção dos direitos humanos. Sua carreira é marcada pela dedicação à promoção da cidadania, o que a tornou uma referência no cenário jurídico nacional.
O vídeo está disponível para o público no canal oficial do Tribunal de Justiça do Acre no YouTube, permitindo que mais pessoas conheçam a trajetória dessa grande magistrada, cuja contribuição foi fundamental para o desenvolvimento da Justiça no Acre e no Brasil.