Polícia Judicial do TJAC participa de atividade de aperfeiçoamento realizada pelo DNPJ

Ação promovida pelo Departamento Nacional de Polícia Judicial (DNPJ) objetiva uniformizar abordagens e padronizar conceitos, técnicas e procedimentos adequados à formação dos profissionais que garantem a segurança nas unidades do Poder Judiciário.

Os agentes da Polícia Judicial do Tribunal de Justiça do Acre Jaide Macson da Rocha e Carlos Damyson Maia de Macêdo participam da 4ª Edição do Curso Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Força de Segurança do Poder Judiciário brasileiro, que acontece até o próximo dia 27 de setembro, em Brasília.

A atividade é promovida pelo Departamento Nacional de Polícia Judicial (DNPJ) e tem como objetivos uniformizar a abordagem e padronizar conceitos, técnicas e procedimentos adequados à formação dos profissionais para que possam fazer frente aos desafios diários na segurança institucional do Poder Judiciário.

A ideia principal, no entanto, é dar aos agentes capacidade e conhecimentos suficientes para que possam promover respostas cada vez mais eficazes às situações vivenciadas no cotidiano das Varas, Fóruns, Juizados e unidades administrativas do TJAC, dentro dos princípios que regem a Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ nº 239 e aperfeiçoada, posteriormente, pela Resolução CNJ nº 435.

A programação da 4ª Edição do Curso Nacional de Formação e Aperfeiçoamento inclui aulas teóricas presenciais e também novos testes de aptidão física com os agentes. Com a crescente complexidade das ameaças à segurança institucional, a formação especializada revela-se fundamental para garantir a proteção eficaz do Poder Judiciário e de seu corpo de servidoras, servidores, magistradas e magistrados.

A ação do DNPJ busca, ainda, promover uma cultura de segurança institucional humanizada e alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais, atuando com cada vez mais eficiência, dentro dos limites legais, garantindo os direitos de eventuais detidos.

Espera-se que, uma vez concluído o curso, os participantes do TJAC possam servir como agentes multiplicadores de saberes, repassando aos demais integrantes do corpo funcional da Polícia Judicial do Poder Judiciário do Estado do Acre os princípios, abordagens, procedimentos e táticas assimiladas durante a atividade.

Texto: Marcio Bleiner Roma / Com informações do DNPJ | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.