Iniciativa visa sensibilizar a população e os gestores de saúde para o trabalho realizado pelos médicos intensivistas e os demais profissionais que atuam nas UTIs
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) aderiu à campanha “Orgulho de Ser Intensivista 2024”, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A iniciativa será realizada entre 4 e 11 de novembro, mas já deu o pontapé inicial em agosto, com o lançamento do vídeo instrucional “Intensiva. Os guardiões da esperança”. O intuito é sensibilizar a sociedade e os gestores de saúde para os desafios enfrentados por médicas, médicos e demais profissionais da saúde.
A campanha se desafia a mudar a concepção de que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são lugares de dor e sofrimento. Busca-se demonstrar que são espaços de esperança, cuidado e acolhimento. Segundo a AMIB, cerca de nove em cada dez brasileiros internados em UTIs conseguem sobreviver.
Além disso, a ação destaca a relevância dos intensiva, profissionais especializados no cuidado de pacientes graves. Principalmente, pelo trabalho realizado durante a pandemia de covid-19, quando os médicos enfrentaram uma sobrecarga em suas jornadas, hospitais lotados e decisões complexas a serem tomadas.
Para amplificar a mensagem desta campanha, o Poder Judiciário acreano decidiu iluminar o edifício-sede e as demais unidades jurisdicionais do estado nas cores azul e vermelho durante o mês de novembro e também veicular nas redes sociais do TJAC informações sobre o tema da iniciativa.