Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) firmou Acordo de Cooperação Técnica com Instituto Mundo Melhor para jovens e adolescentes serem atendidos com capacitações e ações educativas
Receber escolarização e profissionalização é direito dos adolescentes privados de liberdade, estabelecido no Estatuto da Criança e Adolescente (Eca). Por isso, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) tem contribuído com a realização de capacitações para jovens cumprindo medidas socioeducativas, como está sendo o caso da segunda turma de adolescentes do Centro Socioeducativo Acre, que está acessando cursos online do Instituto Mundo Melhor (IMM).
A ação educativa que iniciou na segunda-feira, 26, é feita de forma virtual por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), e atende aos jovens internados, com um leque amplo de cursos. A primeira turma aconteceu em agosto de 2023.
Os jovens acessam o conteúdo do Instituto após passarem pela formação na área de informática, ministrada pelo Senai e Senac, como uma forma de colocar em prática os ensinamentos adquiridos anteriormente.
O TJAC firmou Acordo de Cooperação Técnica n.°556/2021 com o Instituto criando uma comunhão de esforços para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social e capacitação que priorizem crianças e adolescentes.
Nesta primeira unidade atendida, o local foi preparado com antecedência com a doação de computadores para que os adolescentes pudessem acessar o conteúdo dos cursos. O próximo a receber os cursos será o Centro Socioeducativo Aquiry.