A visita do ministro às instalações da justiça acreana, marcada por um clima de cordialidade, teve como objetivo estreitar relações e conhecer as boas práticas do Poder Judiciário acreano
Prezando pela harmonia institucional, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, recebeu na tarde desta sexta-feira, 18, no Gabinete Presidencial, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina e o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Eduardo Cambi. A visita do ministro às instalações da justiça acreana, marcada por um clima de cordialidade, teve como objetivo estreitar relações e conhecer as boas práticas do Poder Judiciário acreano.
Pela manhã, no Palácio da Justiça, ele participou do congresso “Novas Perspectivas para Tomada de Decisão”, realizado pela Escola do Poder Judiciário (ESJUD) e, na parte da tarde, visitou a sede do TJAC e ainda a Cidade da Justiça, onde conheceu o Portal de Acolhimento.
No Gabinete da Presidência, onde foi recebido pelas juízas-auxiliares Zenice Mota e Isabelle Sacramento, e servidores, o ministro fez questão de conversar pessoalmente com a equipe, ouvindo suas experiências e desafios no dia a dia.
“Eu tenho que dizer da minha satisfação, da minha honra. Em primeiro lugar, de estar retornando aqui ao Acre, especificamente, ao Poder Judiciário do Estado do Acre. É notável o compromisso das equipes com a melhoria contínua dos serviços prestados”, salientou.
A desembargadora-presidente, por sua vez, expressou agradecimentos pela sua visita do ministro e do desembargador. “As visitas foram significativas e proporcionaram uma valiosa oportunidade para discutirmos questões relevantes para nossa instituição. O comprometimento em conhecer nossa estrutura é extremamente motivador e reforça a importância do diálogo entre os Poderes”, disse a presidente do TJAC.
O desembargador do TJPR, Eduardo Cambi parabenizou a desembargadora-presidente pela missão de contribuir para o fortalecimento do Judiciário.
Portal de Acolhimento
O Portal de Acolhimento foi inaugurado em julho e a presidente e é mais do que uma porta de entrada, ele é o local que recebe todos aqueles que precisam dos serviços da Justiça. A obra foi feita em parceria com o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras. O espaço, de aproximadamente 400 m², funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, na Cidade da Justiça, localizado na avenida Paulo Lemos de Moura Lieta, n.º 878, bairro Portal da Amazônia. E oferece diversos serviços do Poder Judiciário, como o ajuizamento de ações, consulta processual, emissão e expedição de certidões, recebimento de documentos, orientações jurídicas e o encaminhamento às unidades jurisdicionais. O ambiente conta também com os serviços de orientação jurídica da Ordem do Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) e da Defensoria Pública do Acre (DPE), bem como o ingresso de reclamações e audiências de conciliação na área do Direito do Consumidor, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor Acre (Procon).