O Fórum Juiz de Direito Álvaro de Brito Vianna foi totalmente reformado. Foram realizadas a adequação e a construção de novos espaços, restauração completa da cobertura do prédio, instalados novos equipamentos e novo sistema de rede logística, entre várias outras melhorias
Após a realização das obras de reforma, adequação e criação de novos espaços e da instalação da nova rede logística, entre outras ações infraestruturais, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, entregou nesta quinta-feira, 17, o Fórum Juiz de Direito Álvaro de Brito Vianna, da Comarca de Capixaba.
Com a presença do diretor do Foro, juiz de Direito titular da Comarca, Bruno Perrotta de Menezes; da procuradora-geral da Estado, Janete Melo, que no ato representou o governo do Estado; do prefeito do município, Manoel Maia; do juiz-auxiliar da Presidência Giordane Dourado; do promotor de Justiça, Renan Gonçalves; da secretária de Obras adjunta, Samara Raquel, entre outras autoridades, a reforma da unidade representa um marco significativo tanto para a população local quanto para os servidores.
“Não tenho dúvidas de que a administração que a Presidência do TJAC vem conduzindo, os frutos que vem deixando para toda a população do estado do Acre serão lembrados por muitos anos. A Comarca de Capixaba, que foi instalada um pouco mais de uma década, teve uma boa reforma e hoje é um prédio novo do piso ao telhado”, disse o juiz de Direito da Comarca de Capixaba, Bruno Perrotta.
O prefeito de Capixaba, Manoel Maia, parabenizou a atual gestão do TJAC enfatizando que modernização das instalações também demonstra o comprometimento da instituição com o desenvolvimento local e se colocou à disposição para continuidade de parcerias entre a Prefeitura de Capixaba e o Poder Judiciário acreano.
As obras de reforma contemplaram a revitalização quase que total da unidade judiciária, com a criação de três novas salas, a adequação e a ampliação de espaços pré-existentes, a restauração completa da cobertura do prédio, novas pinturas interna e externa, a concretagem do estacionamento, entre outras benfeitorias, que garantem melhores condições de trabalho aos servidores e servidoras, o que deve se refletir diretamente na qualidade do acolhimento e dos serviços prestados aos jurisdicionados – do fornecimento de informações no balcão de atendimento à realização das audiências judiciais. Não menos importante, o prédio atende as regras de acessibilidade para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, possam usufruir dos espaços de maneira igualitária.
Representando o governo do Estado, a procuradora-geral Janete Melo, disse não ser a primeira revitalização do Poder Judiciário que ela participa e falou da importância que o Poder Executivo tem na parceria com o Poder Judiciário.
“É uma obra que, em parceria, envolve quase um milhão de reais. É muito importante que as instituições caminhem juntas. Essa entrega do prédio do Fórum de Capixaba é a prova de que existe respeito entre as instituições (…) Temos o propósito em comum: que é o bem-estar da população, que é prestar uma boa jurisdição, atender a população, ter um espaço de acolhimento. Um espaço que as pessoas venham ao Poder Judiciário, ou a qualquer outra instituição pública, e se sintam respeitadas e acolhidas. Isso enaltece e engrandece qualquer administração. Nosso propósito é para cuidar das pessoas”, enfatizou.
A unidade conta agora com novos computadores, em substituição aos antigos, a instalação de ponto de internet de qualidade superior, de rede Wi-Fi interna, além de outras providências técnicas para garantir a melhor qualidade de funcionamento do sistema informatizado que hoje gerencia todos os processos em andamento no Judiciário acreano. Vale lembrar que, no Acre, 100% das ações judiciais são em formato digital, portanto, a qualidade dos equipamentos e do acesso à internet são fundamentais para o perfeito andamento dos processos e, consequentemente, para garantir mais rapidez na entrega dos serviços da Justiça acreana.
“Essa revitalização vai muito além de paredes reformadas e novas instalações”, diz presidente do TJAC
A revitalização do fórum faz parte de um pacote de obras, construções, manutenções realizadas pelo Poder Judiciário em comarcas no interior e na capital com objetivo de melhorar os serviços prestados. Em seu pronunciamento, a desembargadora-presidente, após visitar todos os espaços, fazer o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal e fazer o descerramento da placa da revitalização, destacou que “a revitalização do fórum vai muito além de paredes reformadas e novas instalações. Estamos falando de um ambiente que acolhe, que respeita as diferenças e que, acima de tudo, proporciona acessibilidade”.
Ela fez questão de agradecer a toda equipe que executou os serviços com êxito durante o longo período da reforma e salientou que os espaços reformados promovem um ambiente mais acolhedor e eficiente, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos. “Para os servidores, isso significa condições de trabalho aprimoradas, o que pode aumentar a motivação e a produtividade. Além disso, um setor bem estruturado pode facilitar o acesso da comunidade a serviços essenciais. Hoje é um dia de alegria para todos nós”, salientou.
Ao entregar o Fórum, com uma identidade visual renovada, a presidente reafirmou a gestão reafirma também o propósito de ser uma Justiça moderna, próxima do cidadão e que se preocupa não só com a celeridade dos processos, mas com a forma como o cidadão é tratado.
“Queremos que cada pessoa que aqui entre em busca de seus direitos, sinta que este é um lugar feito para ela. A Justiça só tem valor quando é acessível, quando é capaz de transformar vidas e de fazer com que aqueles que a procuram saiam de seus espaços com a sensação de terem sido ouvidos e atendidos. É isso que esta obra representa: uma Justiça mais inclusiva, mais humana e mais próxima” finalizou.