Concretizando o planejamento estratégico, o Poder Judiciário do Acre multiplica unidades de atendimento para ampliar o acesso à Justiça
O décimo Ponto de Inclusão Digital (PIDJus) foi instalado na Escola Rural de Ensino Fundamental e Médio Nova Esperança. Nesta quinta-feira, 10, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), juntamente com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, oficializaram mais um avanço na prestação jurisdicional: o PIDJus Alcoobrás.
O coordenador do Núcleo da Educação de Capixaba, Ocimar Pereira, e a diretora da escola, Joselene Gondim manifestaram sua satisfação em firmar parceria com o Poder Judiciário. A diretora contou que, inicialmente, não havia sala disponível para o PIDJus, mas por saber a importância de atender à comunidade, foi realizado um esforço administrativo para dividir o laboratório de informática e adaptar a estrutura para esse propósito.
“Eu tenho muita satisfação de estar caminhando para o fim dessa gestão, deixando esse posto instalado. Não tenho palavras para esse momento e eu só quero que os alunos progridam”, disse Joselene.
Em seguida, o juiz Bruno Perrota contextualizou que a comunidade do Alcoobrás está distante 32 quilômetros do Fórum de Capixaba. “Muito se fala em capilaridade, que é a capacidade da instituição se fazer presente em toda a sua circunscrição. O nosso tribunal alcança todos os nossos municípios e mantém esse esforço contínuo de estar presente e próximo da população”, ressaltou o magistrado.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, assinalou que o PIDJus é portador de boas novas. “Como é bom estar aqui instalando esse atendimento, que traz não só o Poder Judiciário, mas serviços de outros órgãos, tornando aqui um ponto de referência para essa comunidade”, enfatizou.
Em seu discurso, a presidente do TJAC Regina Ferrari chamou o PIDJus de “micro-fórum”, confirmando que o PIDJus é um espaço dedicado para atender o cidadão. “Cada ponto de atendimento que nós instalamos é a expressão da Justiça sempre mais perto do cidadão e isso faz atender a matriz da nossa gestão, que é uma justiça célere e acolhedora”, afirmou.
PIDJus Alcoobrás
Os dois aprendizes que foram capacitados para atuar neste PIDJus são os alunos do 2º ano, a Wiliane Costa e o Efeson Paiva. A primeira experiência profissional foi oportunizada pelo bom desempenho escolar, o que é motivo de orgulho tanto para as professoras, quanto para os pais que estavam presentes na solenidade de inauguração.
Edina Ribeiro, mãe do Efeson, também trabalha na escola como monitora. Ela repetiu que sente muito orgulho do filho. De igual modo, estava a mãe da Wiliane, a Jussara Costa que compartilhou seu sentimento: “eu acho muito gratificante, porque os dois são exemplos para a escola e isso incentiva os outros alunos também”.