Desembargador Luís Camolez cumpre agenda para estabelecimento de tratativas visando aprimorar cooperação entre as Administrações das Cortes de Justiça acreana e mineira. O magistrado também participa do II Congresso Sistema Brasileiro de Precedentes, realizado em Belo Horizonte
O vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez, realizou, nesta terça-feira, 22, uma visita à sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na capital mineira, Belo Horizonte, em agenda institucional para tratar do aprimoramento da parceria para cooperação existente entre as duas Cortes Judiciárias.
Na sede do TJMG, o desembargador Luís Camolez foi recebido pelo presidente da Corte, o desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, bem como pelo 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, a quem o vice-presidente realizou um agradecimento especial pelo apoio ao Judiciário acreano.
Em relação às tratativas estabelecidas, o desembargador Luís Camolez ressaltou que o TJMG é um dos maiores do país e, certamente, dada “a envergadura suficiente em tecnologia e preparo técnico (…), auxiliará o Tribunal Acreano nas demandas já indicadas, ganhando com isso, todos que dependem da celeridade e aprimoramento na tramitação dos recursos”.
Para o vice-presidente do TJAC, a interação entre as vice-presidências das Cortes de Justiça também é, por natureza, enriquecedora, uma vez que os órgãos são os responsáveis pela admissibilidade dos recursos direcionados ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Essa também é a opinião do vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln, que registrou que o encontro aprimora o compromisso das Cortes de Justiça quanto ao compartilhamento de boas práticas e o desenvolvimento de ações que tenham como objetivo “uma prestação jurisdicional de excelência e alinhada às demandas contemporâneas”.
“A troca de experiências entre os tribunais é essencial para aprimorarmos as nossas práticas, aprender com os desafios enfrentados por outros estados e buscar soluções conjuntas para melhorar a eficiência da Justiça”, considerou o vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln.
II Congresso Sistema Brasileiro de Precedentes
Durante a agenda, o vice-presidente do TJAC também participa do II Congresso Sistema Brasileiro de Precedentes, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que discute os principais desafios e a importância dos precedentes no Sistema Jurídico brasileiro.
A conferência acontece na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, com a presença de expoentes renomados do Poder Judiciário brasileiro, como o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, os ministros do STJ Sérgio Kukina e Rogério Schietti Cruz, além da ministra aposentada do STJ Assusete Magalhães, que, na ocasião, foi homenageada pelas quase quatro décadas em que exerceu a atividade judicante, marcadas pela sua notável atuação na evolução da cultura de precedentes na Justiça do país.
Com informações do TJMG