Durante a execução do programa, as equipes que realizaram os atendimentos não apenas proporcionaram consultas médicas e preventivas, mas também puderam avaliar as condições de saúde do público interno
Manter a saúde dos servidores públicos é essencial não apenas para o bem-estar individual dos trabalhadores, mas também para garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados à população. Nessa premissa, o desembargador Luís Camolez, coordenador do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde do Tribunal de Justiça do Acre, apresentou os resultados dos atendimentos realizados nas comarcas do interior por meio do ‘Programa GEVID Itinerante’. A apresentação ocorreu após a sessão do Pleno Jurisdicional desta quarta-feira, 27.
A atividade possibilitou o deslocamento dos profissionais da Gerência de Qualidade de Vida, que é o espaço do TJAC que tem a competência para administrar os programas voltados para o bem-estar dos magistrados e servidores, aos 22 municípios acreanos levando atendimento médico, odontológico, psicológico, realização de exames e outras especialidades.
Durante a execução do programa, as equipes que realizaram os atendimentos não apenas proporcionaram consultas médicas e preventivas, mas também puderam avaliar as condições de saúde das magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores, estagiárias e estagiários, identificando necessidades específicas e criando um panorama mais claro das condições de trabalho e saúde desses profissionais. Na oportunidade, foi feito levantamento do quantitativo de doadores de sangue e doadores de órgãos do público interno do Poder Judiciário do Acre.
“É o início do trabalho realizado pela GEVID. Com esse levantamento, todos os dados do Poder Judiciário do Acre, relativos à saúde, nós temos em mãos agora. Então, nós sabemos qual funcionário que precisa de um cuidado mais próximo e qual o tipo desse cuidado, qual a enfermidade que ele porta. Eu fico muito feliz com esse trabalho, o resultado desse trabalho promovido pelos funcionários da GEVID”, disse o desembargador Luís Camolez.
Entre os avanços da GEVID, o desembargador destacou ainda o aparelho de ultrassonografia que tem ajudado bastante na realização dos serviços disponíveis. Para ele, realização dessas visitas às comarcas também proporciona a oportunidade de detectar problemas de saúde que, muitas vezes, podem passar despercebidos no dia a dia de trabalho.
“Ao estar mais próxima dos servidores, a equipe itinerante pode identificar doenças em estágio inicial, oferecer orientações personalizadas e fornecer recursos para a promoção de um estilo de vida mais saudável. Essa abordagem permite que a gestão tenha uma visão mais detalhada das principais demandas de saúde dentro do quadro de servidores, possibilitando a implementação de ações mais eficazes e direcionadas”, destacou.
O gerente da Qualidade de Vida, Ronei Gomes, salientou que o serviço foi um programa inovador, criado pelo coordenador do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde. “A gente percebe que aqui, em Rio Branco, nós temos o Centro Médico e que atende todos os servidores aqui na capital, e os servidores do interior geralmente ficam menos acolhidos. Essa iniciativa foi inovadora, foi muito satisfatória, tivemos resultados muito significativos. A nossa intenção inicial era mostrar aos servidores das comarcas do interior o pertencimento deles no tribunal. Mesmo afastados, eles também têm direito a esse atendimento médico”, explicou.
O médico Fabrício Lemos, que atende no Centro Médico da GEVID, avaliou como positiva a ação itinerante. “Foi muito bom essa primeira experiência do Saúde Itinerante, onde nós entramos em cada comarca, em cada município, onde tinha um servidor, alcançamos onde foi possível, desde o Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Assis Brasil, rodamos em todos. Foi muito gratificante, porque pudemos diagnosticar várias enfermidades, pidemos também trazer a prevenção da maioria delas e pudemos trazer uma qualidade de vida ao servidor, na renovação de receitas, adequação de novas medicações, de novas terapêuticas. E isso foi muito gratificante. Isso nos traz uma alegria e nos motiva muito. E fomos muito bem recepcionados pelos juízes, pelos servidores, uma alegria, uma gratidão muito grande e isso só foi possível, porque a gestão entendeu, nos apoiou e os servidores nos abraçou de maneira que nós estamos muito felizes com o resultado”, disse o médico.
Atendimentos
Esse diagnóstico mais preciso do quadro de saúde do público interno não só melhora a qualidade de vida dos servidores, mas também contribui para uma gestão mais estratégica da saúde pública, com medidas que atendem às necessidades reais dos profissionais e, consequentemente, refletem na qualidade dos serviços prestados à população.
Na oportunidade, o desembargador apresentou vídeos de depoimentos de magistrados e servidores sobre o impacto de receber o programa nas comarcas que desenvolvem suas atividades.
O juiz de Direito Erik Farhat, da Comarca de Cruzeiro do Sul, externou o agradecimento. “Externo meus agradecimentos pelo empenho e dedicação das equipes por realizarem atendimento aos servidores da Comarca de Cruzeiro do Sul. Reconhecemos o desafio que é prestar esse serviço. Ficamos muito felizes com o compromisso por parte da atual gestão, bem-estar e saúde de cada um de nós”, salientou.
Sílvia Braga, servidora há 19 anos do Poder Judiciário, disse que a equipe é bem preparada. “Sentimos um olhar especial do TJAC para com os servidores. Essa preocupação com a nossa saúde. O funcionário com a saúde em dia reflete positivamente no trabalho. Acredito que deveria fazer um calendário para visitas mais frequentes no interior. Muitas vezes não temos como se deslocar até a capital para termos atendimento médico”, ressaltou.
O juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira, Caique Cirano Di Paula, disse que a equipe não mediu esforços para prestar atendimento no município e agradeceu por todo empenho destinado pela equipe da GEVID.
Após a apresentação, a equipe realizou a comemoração dos resultados.