A prevenção do abuso sexual infantil depende de uma combinação de educação, conscientização e implementação de políticas públicas eficazes
Na última semana, o projeto “ECA na Comunidade: Direitos e Deveres” foi realizado na Escola Estadual Berta Vieira, situada no bairro São Francisco da capital acreana. A ação é promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
Participaram da atividade três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, o que totalizou 115 alunas e alunos. O tema apresentado pela pedagoga da 2ª Vara da Infância e Juventude, Alessandra Pinheiro, foi o “Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes”, deste modo, foi trabalhada a prevenção e combate às violações contra o público infanto-juvenil.
A partir das informações apresentadas, foi proposta uma atividade de metodologia ativa para os estudantes. Eles confeccionaram redações sobre o tema e leram para a turma, para fixar o conteúdo apresentado. Nos textos, foi possível notar que as adolescentes sabiam identificar os sinais de risco e a importância da denúncia.
O abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos. É fundamental que os estudantes dessa faixa etária sejam educados sobre seus direitos e ensinados a reportar situações de abuso.
A palestrante explicou que esse tipo de crime pode ocorrer em diversos ambientes, incluindo a própria casa, escola e outros lugares de convívio social. Inclusive, em muitos casos, os agressores são pessoas próximas. Nesse sentido, os fatores que podem aumentar a vulnerabilidade incluem falta de supervisão, contextos familiares desestruturados e ausência de uma rede de apoio efetiva.
Disque 100 é um serviço de denúncia que pode ser acionado anonimamente.