No Fórum foi criada ainda a sala de Acolhimento do Servidor e promovida a melhoria na área de acolhimento ao cidadão com ambiente mais acolhedor, Galeria de Juízes, instalação de sofás, cenário histórico e quadros
A Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul ganhou nesta segunda-feira, 16, a revitalização do auditório que marca um importante passo para oferecer um espaço moderno, acessível e funcional para magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores, mas principalmente o cidadão.
A entrega do espaço, feita pela administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), também marcou a instalação da obra em marchetaria “A deusa da Justiça nascendo das águas do Juruá”, do artista Maqueson Pereira.
No auditório, o ambiente foi completamente transformado com destaque para o escalonamento do piso, que garante melhor visibilidade e conforto durante os eventos. Além disso, o local agora conta com 124 novas poltronas, cuidadosamente instaladas para atender às normas de acessibilidade, incluindo assentos específicos para pessoas obesas, com áreas frontais para cadeirantes, assegurando inclusão e respeito às necessidades de todos.
Outra melhoria significativa foi a substituição do piso e a renovação completa da pintura, trazendo uma aparência contemporânea e agradável ao espaço. A atualização dos equipamentos de áudio e vídeo também se destacou, proporcionando alta qualidade em apresentações e palestras, o que eleva o potencial de uso do auditório para diversas finalidades, como reuniões, capacitações e cerimônias.
Em seu pronunciamento, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, disse que a missão do Poder Judiciário vai além da aplicação da lei e que a entrega da revitalização do auditório da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul, é um espaço que transcende sua função administrativa, simbolizando o compromisso da instituição inabalável com a justiça e a promoção da paz social.
“Melhorar os espaços que abrigam o Judiciário acreano é uma demonstração de respeito a cada cidadão que nos procura. Tudo foi feito com muito carinho para magistrados e servidores para que trabalhem com condições mais agradáveis, dignas e inspiradoras”, ressaltou.
Com um investimento de aproximadamente R$ 700 mil, contando com a obra de arte, a revitalização demonstra o compromisso da administração com ambientes acolhedores e bem equipados para o desempenho de atividades que envolvem toda a comunidade.
O diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, juiz de Direito Erick Farhat destacou o sentimento de gratidão ao ter presenciando o momento da revitalização do auditório. “Não é apenas um ganho de espaço físico, é uma demonstração evidente da preocupação que o TJAC tem em cumprir o seu planejamento estratégico dando atenção as comarcas do interior. Esse espaço renovado certamente será palco de importantes eventos e iniciativas, servindo como símbolo do cuidado e do zelo às demandas dos servidores e da sociedade”, salientou.
Deusa da Justiça
A obra, do artista Maqueson Pereira, foi instalada no auditório, na parede do palco, de frente à plateia, formando um cenário espetacular. O painel tem cerca de 15 metros quadrados e enriqueceu o espaço de memória ao simbolizar o surgimento da Justiça em meio às águas do rio Juruá, um elemento profundamente conectado à identidade e à cultura do Acre.
“Por meio de sua técnica refinada em marchetaria, utilizando as cores extraídas de árvores da nossa floresta e visão artística aguçada, o artista nos presenteia com uma representação que traduz força, equilíbrio e esperança, valores essenciais para o Judiciário. Além de embelezar o ambiente, esta criação inspira todos nós a continuar desempenhando, com dedicação, nossa missão de garantir justiça para a paz social”, completou a presidente.
O artista Maqueson Pereira tem uma trajetória de mais de 35 anos dedicados ao artesanato. Já é um nome conhecido no Brasil e no exterior, com prêmios nacionais como o TOP 100 de Artesanato, e trabalhos de destaque. Ele disse que cada trabalho em marchetaria é sempre um desafio e falou uma pouco da caminhada no mundo da arte.
“Venho dos barrancos do Juruá e fui seminarista no colégio de padres de Cruzeiro do Sul. Fui para Santa Catarina estudar marchetaria, e lá era obrigatório aprender uma profissão. Iniciei com a marcenaria e depois que eu já estava estudando, descobri a marchetaria, que é a arte de encaixar madeiras diferentes criando desenho. Toda arte é sempre um desafio”, compartilhou.
O diretor da Escola do Poder Judiciário, Elcio Mendes, parabenizou o trabalho do artista e disse que Maqueson deixou lições do caminhar da vida dele.
“O caminhar dele é um caminhar muito difícil. Maqueson, sabemos o seu valor, não somente para Cruzeiro do Sul, mas para o mundo. É um exemplo a ser seguido por todos. O resultado apresentado hoje é um reflexo do trabalho de todos os servidores e magistrados guiados pela nossa presidente com alma e coração”, ressaltou o desembargador.
Homenagens
Na ocasião, a servidora Sarah Mendonça de Oliveira, lotada em Marechal Thaumaturgo, foi homenageada pelos mais de 31 anos de serviços prestados ao Poder Judiciário. Ela recebeu a Ordem do Mérito Judiciário do Acre.
Emocionada, ela agradeceu pelo reconhecimento. “Eu agradeço a todos que estão aqui presentes. Fui para Marechal Thaumaturgo para ficar três anos e estou até hoje. Eu amo trabalho no Poder Judiciário”, disse.
Outro momento que emocionou o público participante foi a homenagem dos servidores à desembargadora-presidente. Com menos de dois meses para finalizar sua gestão, a presidente tem recebido muitos agradecimentos pela forma que tem conduzido a presidência do TJAC realizando uma série de ações para beneficiar, capacitar e garantir qualidade de vida do público interno.
O servidor Antônio Augusto fez um discurso enquanto os demais servidores estendiam uma faixa demostrando gratidão à gestão da desembargadora Regina. Na oportunidade, os jovens do Conservatório Musical do Juruá fizeram apresentação.
Acolhimento
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, agradeceu o trabalho de todos os servidores. “O empenho, a dedicação e o compromisso demonstrados diariamente têm sido fundamentais para alcançarmos os resultados positivos. Cada um de vocês, com sua expertise e esforço, contribuiu de maneira significativa para o crescimento e a excelência de nossa instituição”, registrou.
No Fórum foi criada ainda a sala de Acolhimento do Servidor e a melhoria do hall de entrada de recepção com a nova Galeria de Juízes, instalação de sofás, plotagem e quadros.