Observando os critérios de pontuação, a proclamação e divulgação cumpriram com transparência essa etapa do concurso
Na manhã desta sexta-feira, 20, foi realizada a sessão pública de escolha das serventias extrajudiciais no plenário do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O evento marca a etapa final do concurso para outorga de delegações de notas e de registro do Estado do Acre.
O evento contou com a presença de candidatas e candidatos aprovados, familiares, servidores e membros da comissão organizadora do certame. A íntegra da transmissão está disponível no Youtube: veja aqui.
A abertura da atividade foi conduzida pela desembargadora Eva Evangelista, que presidia a comissão. “Quero parabenizar o Tribunal pela iniciativa deste concurso, que foi tão aguardado e é tão necessário. Este é um novo tempo! Parabenizo os aprovados e desejo que conduzam com maestria a responsabilidade do sistema registral”, felicitou a desembargadora aposentada.
Antes de sair para a agenda institucional em Xapuri, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, realizou um chamamento aos aprovados – abracem com fidelidade a nova missão. “O Acre estava 12 anos sem concurso para serventias extrajudiciais e nessa gestão conseguimos deflagrar esse edital, assim quero que concluamos com louvor essa etapa. Desejo que sejam felizes em suas escolhas!”, declarou a presidente do TJAC.
O corregedor-geral da Justiça do Acre, desembargador Samoel Evangelista, levantou memórias sobre o tema: “esse é um serviço do Judiciário, que por delegação entregamos para vocês. Desde o início de nossa história, o ‘extrajudicial’ chega em comunidades mais longínquas. Em locais que não tinha o Judiciário, tinha pelo menos um registrador”, valorizou o decano.
Por sua vez, o desembargador Nonato Maia deu as boas-vindas ao público, apresentando-se como o corregedor-geral da Justiça que integrará a gestão administrativa do TJAC no biênio 2025-2027. Deste modo, explicou a intenção de construir um diálogo aproximado com os delegatários, uma vez que estarão juntos em atividades como correições e no acompanhamento realizado pelo órgão correcional.
Por fim, o juiz Alex Oivane apresentou as serventias disponíveis, com informações sobre a localidade, dados populacionais e a previsão de faturamento da unidade, conforme a média anual. Em seguida, foi procedida a escolha das delegações conforme os ritos previstos no certame. A investidura na delegação está marcada para o dia 9 de janeiro. Confira a lista: