Fortalecimento dos instrumentos de gestão digital é pauta do 8° Encontro de Corregedores com atuação no Acre

Encontro reuniu nesta terça-feira, 17, corregedoras e corregedores de 20 órgãos correcionais do Estado para dialogarem e trocarem experiências

Representantes de mais de 15 órgãos de fiscalização e correição se reuniram nesta terça-feira, 17, no Palácio da Justiça para o 8° Encontro de Corregedores com atuação no Acre. O encontro foi aberto pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, que enalteceu a importância do diálogo e aperfeiçoamento das parcerias interinstitucionais para melhoraria dos serviços e garantia dos direitos à população.

“Este grande encontro une as Corregedorias das instituições do Acre. Esse momento é relevante, é um encontro que representa muito mais do que uma reunião institucional, representa nosso compromisso com a excelência do serviço público. Não podemos deixar de dizer muito obrigada por este dia, pelas presenças, pelas parcerias inestimáveis na promoção de uma Justiça mais equânime e manutenção da paz social. Quando compartilhamos inovações, desafios estamos construindo pontes. Nossa missão é servir a sociedade com humanidade e dedicação”, disse a magistrada.

O corregedor-geral da Justiça do Acre (Coger) e presidente deste Fórum de corregedoras e corregedores do Acre, desembargador Samoel Evangelista, discorreu sobre a função desses órgãos. “Os problemas são muitos, mas que podem muitas vezes ser resolvidos apenas com uma interlocução. O trabalho da Corregedoria não se limita ao poder persecutório e punitivo. Nós temos missão de propor políticas públicas dos nossos órgãos. Nossa união contribuirá para solução dos nossos problemas”, comentou Evangelista.

Participaram do evento corregedoras e corregedores dos seguintes órgãos: Coger, Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Ministério Público do Acre (MPAC), Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AC), Superintendência Regional da Polícia Federal, Polícias Civil e Rodoviária Federal, Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), Ministério Público de Contas do Acre, Corpo de Bombeiros Militar, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Secretaria da Fazenda do Estado do Acre e do Departamento de Processo Administrativo e Disciplinar da Secretaria de Estado de Administração (Sead)

Além disso, esteve no evento o diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), desembargador Elcio Mendes, que junto ao procurador de Justiça, Álvaro Pereira, articularam os primeiros encontros entre os corregedores e corregedoras do Acre.

A gestão digital, o fortalecimento dos canais de comunicação e segurança das informações foram os assuntos debatidos. Mas, ainda foi possível realizar a troca de experiências, estabelecer o diálogo sobre fluxos de trabalho e foram sugeridas práticas e medidas que podem ser adotadas para sanar os problemas na gestão correcional. Ao final do evento foi decidido que o próximo encontro será sediado pelo MPAC.

Texto: Emanuelly Falqueto / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.