Reconhecimento celebra a trajetória de dedicação e justiça do desembargador Junior Alberto e do juiz de Direito Clovis Lodi
Nesta sexta-feira, 20, o desembargador da Corte da Justiça acreana e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Junior Alberto, e o juiz de Direito, Clovis Lodi, foram condecorados com uma das maiores honrarias do município de Brasileia, a Medalha de Honra ao Mérito Laudomiro Carlos Barroso.
A cerimônia, realizada no Centro Cultural Sebastião Dantas, contou com a presença da prefeita, Fernanda Hassem; do juiz da 6ª Zona Eleitoral, do Coronel dos Bombeiros, Éden Santos; do deputado Estadual, Tadeu Hassem; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcos Tibúrcio, familiares e amigos dos homenageados.
Natural de Brasileia, o desembargador Júnior Alberto formou em Direito na Universidade Federal do Acre (UFAC), iniciando sua trajetória pública como auxiliar judiciário no TRE-AC em 1991. Em 1995, aos 23 anos, foi aprovado em 3º lugar no concurso para juiz de Direito substituto. Ao longo dos anos, desempenhou funções em diversas comarcas do estado, ocupou a presidência da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e foi corregedor-geral no biênio 2019-2021. Atualmente, preside o TRE-AC, onde conduz iniciativas que fortalecem a democracia e a transparência eleitoral.
Durante o evento, ele relembrou suas origens e expressou o sentido da homenagem. “É muito nobre condecorar e deixar na memória de Brasileia essa homenagem. Um povo sem memória é como um espelho que não pode refletir o passado. Brasileia é minha terra natal, o cenário de minhas primeiras memórias. Este reconhecimento representa o peso das memórias de meu pai, que tanto se dedicou ao município. Que Deus continue abençoando grandemente a todos”, disse emocionado.
A prefeita Fernanda Hassem, enalteceu a trajetória do desembargador Júnior que – segundo a gestora – sempre foi referência para tantos jovens. “O senhor, que aos 23 anos já era juiz de Direito, orgulhou sua família e todos de Brasileia, e tornou-se um exemplo de sucesso. É uma honra tê-lo como presidente do TRE-AC, levando o nome de Brasileia com tanto orgulho.”
A gestora do munícipio também ressaltou a atuação do juiz Clovis Lodi, que sempre foi engajado em toda a comunidade, atuando para além dos serviços jurisdicionais.
O magistrado atua como juiz da Vara Criminal de Brasiléia, no Acre, e exerceu a função de juiz eleitoral na 6ª Zona, contribuindo para a lisura e organização dos processos eleitorais. Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, dedica-se à promoção de valores essenciais à sociedade, fortalecendo a confiança no sistema judicial brasileiro.
A Medalha de Honra ao Mérito Laudomiro Carlos Barroso consolida o reconhecimento da comunidade de Brasileia à trajetória de Júnior Alberto, um filho da terra que levou o nome do município a todos os cantos, marcando sua história com dedicação e justiça.