Novo espaço de memória do Judiciário acreano fica no primeiro andar no edifício-sede
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, inaugurou, nesta sexta-feira, 20, no primeiro andar do edifício-sede, a Galeria de Vice-Presidentes do Judiciário acreano. O novo espaço visa preservar a memória institucional e homenagear os desembargadores que desempenharam tal função na magistratura do Acre.
No local, há imagens e informações sobre cada homenageado, onde se destacam os períodos dos mandatos. Dentre as personalidades celebradas estão: o desembargador Mário Strano (in memoriam), primeiro a ocupar o cargo, em 1963; a desembargadora Eva Evangelista, primeira mulher a assumir a Vice-Presidência; o decano da Corte, desembargador Samoel Evangelista, que esteve na função duas vezes; além de outras desembargadoras e desembargadores.
Para a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, a galeria é uma conquista para o Judiciário acreano, principalmente por demonstrar o esforço de todas e todos para consolidar a Justiça no estado. “Representa onde cada um [das desembargadoras e desembargadores] passaram. Desde os primórdios, quando o Tribunal foi fundado, até agora, com o atual vice-presidente”, ressaltou.
A desembargadora-presidente acrescentou: “Cada um põe seu tijolinho na construção desta grande catedral, a Justiça. Assim, haveremos de continuar, porque lá do outro lado tem o nosso cidadão. Todos os vice-presidentes aqui retratados iluminaram o caminho do Tribunal com sabedoria, dedicação e compromisso. Cada decisão tomada, ajuda, trabalho, desafio enfrentado foi sempre pautado pelo espírito de colaboração e excelência”.
Na oportunidade, o atual vice-presidente, desembargador Luís Camolez, destacou a relevância do novo espaço de memória. Para o magistrado, o TJAC exprime nesta homenagem à importância deste cargo, especialmente para melhor prestação jurisdicional ao cidadão.
“O vice-presidente é quem cuida da atribuição jurisdicional em relação aos recursos que sobem aos dois tribunais: Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. O cargo de vice-presidente é extremamente jurisdicional. Ontem, no último dia [do ano judiciário], nós chegamos a 40 recursos. Então, fica aqui um alento. Muito feliz por estar na galeria do nosso Tribunal”, disse o desembargador Camolez.
A cerimônia de inauguração contou também com a presença do corregedor-geral de Justiça, desembargador Samoel Evangelista; dos desembargadores Laudivon Nogueira e Nonato Maia; a desembargadora aposentada Eva Evangelista, o presidente da Associação de Magistrados no Acre (Asmac), juiz Gilberto Matos; além de servidoras e servidores do Judiciário acreano.