Coronel Marta Renata Freitas é a primeira mulher a assumir esse cargo majoritário na instituição. O subcomandante é o coronel Kleison José de Albuquerque.
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, prestigiou nesta quarta-feira, 11, a posse da coronel Marta Renata Freitas, que assume a partir de hoje o Comando-Geral da Polícia Militar do Acre. Ela é a primeira mulher a assumir esse cargo majoritário na instituição. O subcomandante será o coronel Kleison José de Albuquerque.
A solenidade de posse aconteceu em frente ao quartel da PM, no centro de Rio Branco. A desembargadora Waldirene Cordeiro, o desembargador Júnior Alberto e a desembargadora aposentada, Eva Evangelista – a primeira mulher a atuar como magistrada no Acre, a assumir a função de desembargadora e a ocupar o cargo de presidente do TJAC – também prestigiaram a cerimônia.
Durante a cerimônia, o governador entregou a espada que simboliza a confiança do chefe do Palácio Rio Branco à comandante.
Ao assumir o cargo, a coronel, que ingressou na PMAC em 2025, destacou que a honra em ocupar essa cadeira é grande e a responsabilidade maior ainda, e que pretende cumprir o que ajudou a planejar para os próximos 10 anos da PM.
“É um rompimento de barreiras. Estou muito feliz, mas sempre com a certeza da grande responsabilidade que tenho de conduzir essa corporação tão honrosa e centenária”, disse a coronel destacando que, para o futuro, ela conta com uma gestão participativa e inclusiva, de oficiais, praças e servidores civis, e ainda de mãos dadas com a comunidade, sabendo que os olhares estarão voltados para seu comando.
Em seu pronunciamento, o governador destacou que este é um feito histórico, enfatizando que não trata-se apenas de uma questão de gênero, mas de reconhecimento a coronel, que dedicou os últimos 19 anos à Polícia Militar, evidenciando o papel social da instituição e uma conduta brilhante.
Para a presidente do TJAC, essas conquistas reforçam o avanço da representatividade feminina na lista pela igualdade de oportunidades, ajudando a descontrair preconceitos e fortalecer a democracia.