Objetivo da cooperação é que Justiça Federal utilize estrutura e espaços do Judiciário do Acre nas cidades de Assis Brasil, Xapuri e Santa Rosa do Purus para atender a população da região por meio dos serviços online
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária (NUCOOJ) e a Justiça Federal Seção Judiciária do Acre (SJAC) assinaram Termo de Cooperação Técnica nesta terça-feira, 17, para ampliarem os atendimentos do órgão federal em Assis Brasil, Xapuri e Santa Rosa do Purus.
Com isso, a Justiça estadual vai compartilhar os espaços físicos e estrutura material nas três cidades do interior, assim como, o Ponto de Inclusão Digital (PidJus) instalados nesses municípios para oferecer à população os serviços do Judiciário Federal de forma eletrônica e remota. Dessa forma, as cidadãs e os cidadãos poderão consultar processos e realizar os atendimentos virtuais disponíveis pela instituição.
O documento foi assinado pela presidente do TJAC, Regina Ferrai, pelo supervisor do NUCOOJ, desembargador Laudivon Nogueira, e pela juíza federal, Luzia Silva Mendonça e tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado.
A cooperação interinstitucional cumpre a missão do Judiciário acreano, que é garantir justiça para a paz social, possibilitando que a presença da Justiça Federal no interior seja maior para que seja possível atender as demandas das pessoas.