Atividade aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, suscitando 156 alunas e alunos a refletirem sobre atitudes necessárias para combater o bullying
O projeto “Eca na Comunidade” do Judiciário do Acre realizou mais uma ação educativa, dessa vez no Colégio Militar Dom Pedro II, no final do mês passado, entre os dias 27 e 28 de novembro. Na ação foi discorrido sobre bullying escola, levando as alunas e alunos a refletirem para mudarem comportamentos.
A atividade foi conduzida pela servidora da Justiça e pedagoga Alessandra Pinheiro, que trabalhou com 156 alunos, dividido em quatro turmas de 6° e 9° ano. A servidora empregou dinâmicas, grupos de trabalhos com as(os) participantes e ainda deixou conteúdo organizado para que as(os) professoras seguirem com o debate.
O projeto é realizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e tem a missão de difundir o Estado da Criança e Adolescente (Eca) para comunidade escolar, alunas e alunos, professoras e professores, mães e pais. O “Eca na Comunidade” desmistifica o papel da Justiça e ao apresentar direitos e deveres de crianças e adolescentes, contribui com a formação cidadã das (os) estudantes.
Além disso, com o tema tratado, a Justiça busca aplicar a Lei n.°13.185/2015 instituiu o Programa de Combate ao Bullying nacional e com isso, evitar que adolescentes e crianças sejam sofram com esse ato de violência.
A estudante Isabelly Fontenelle avaliou positivamente o trabalho e ressaltou a necessidade de continuar levando o projeto para outras escolas: “O projeto dá voz para que as crianças possam ter a oportunidade, às vezes crianças que sofrem bullying desde novas, de poder falar, de se expressar. E é uma oportunidade de até salvar a vida de crianças que se sentem incompreendidas, reprimidas. É um projeto fundamental para todas as escolas”.
Mais duas escolas ainda serão atendidas: a Juvenal Antunes, no Bairro Calafate, e Raimundo Borges, no Bairro Chico Mendes, onde será feito o encerramento das ações do projeto neste ano.