Antecipando as comemorações pelo Dia da Justiça, celebrado no domingo, 8, o Judiciário acreano entregou a medalha da Ordem do Mérito do Poder Judiciário para 10 pessoas, pelos relevantes serviços prestados na garantia de direitos
“É com satisfação que declaro aberta esta sessão solene alusiva ao Dia da Justiça. Nesta sessão especial, unimos esforços para celebrar a Justiça, o mérito e os valores que sustentam nosso Sistema Judiciário no Acre”, assim, ressaltando o espírito de união e compromisso conjunto de todas e todos, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, iniciou o evento comemorativo realizado na sexta-feira, 6, que homenageou 10 pessoas com a medalha da Ordem do Mérito do Poder Judiciário do Estado do Acre.
O ato foi feito em alusão ao Dia da Justiça, que é celebrado no próximo domingo, 8, e estiveram presentes integrantes da Corte, autoridades municipais, estaduais e federais, assim como, representantes das instituições integrantes do Sistema de Justiça. A participação de tantas autoridades, representantes de órgãos públicos serviu, como a presidente declarou, para mostrar que a Justiça é sinônimo de comunhão de esforços em benefício da vida da população:
“Não estamos sozinhos nessa jornada, que possamos reconhecer a força interior que mora dentro de nós. Que nós possamos sempre trabalhar juntos, construir juntos e mostrar para o mundo, que quando damos chance, tomamos a decisão de servir de coração, a decisão de rompermos a nossa ilha, que quando damos chance para a bondade ela sempre florescerá e construirá o castelo do bem comum. Que possamos sempre a cada dia estarmos prontos para semearmos as bem-aventuranças da misericórdia, da bondade e da paz. Que cada magistrado, cada servidor, cada integrante do Sistema de Justiça continue a ser artífice e construtor da paz e guardião do Estado Democrático de Direitos. Viva a justiça! Viva o Poder Judiciário, viva todos os integrantes do sistema de Justiça!”
Além disso a magistrada relembrou o papel da instituição e ressaltou o trabalho do TJAC, que conquistou nesta semana o selo Ouro, no Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Neste dia que comemoramos o Dia da Justiça. Sob nosso céu amazônico, estamos aqui hoje a comemorar a reverenciar não apenas o trabalho prestado por uma instituição, mas o trabalho específico de cada magistrado, cada servidor que com dedicação inabalável transformam a vida de tantos cidadãos que pedem socorro e vem as nossas portas. Como a castanheira que se ergue altiva em nossa floresta, também se ergue a Justiça acreana firme, resiliente e agora reluzente com selo Ouro, premiação do CNJ”, disse Ferrari.
Durante a cerimônia o coral Vozes do Povo junto com crianças e adolescentes do Conservatório Musical do Vale do Juruá fizeram apresentação musical. O coral Vozes do Povo é uma ação social apoiada pela Justiça acreana e outras instituições com objetivo de melhorar a qualidade de vida de jovens na Cidade do Povo, na capital, por meio da música.
Ordem do Mérito
A Ordem do Mérito do Poder Judiciário do Estado do Acre foi instituída para reconhecer e prestar pessoas, autoridades que por seu trabalho ou esforços pessoas contribuíram com a Justiça acreana e a promoção de direitos e garantias fundamentais. Por isso, receberam a deferência no Grau Grande Oficial:
Raduan Miguel – presidente do Tribunal de Justiça do Rondônia
“Quero dizer da alegria e satisfação que é o reconhecimento do Tribunal de Justiça do Acre as ações do Tribunal de Justiça de Rondônia. Somos irmãos, não só do sangue brasileiro, mas somos grandes parceiros há muitos anos. Isso demonstra que a parceria entre os dois tribunais iniciou com a desembargadora Eva Evangelista, na Escola da magistratura, quando tivemos o prazer de vir até aqui. Eu agradeço, meu coração está repleto de emoção por estar aqui com esses irmãos acreanos. Obrigada”.
Íris Helena – desembargadora e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS)
“Eu agradeço a distinção recebida deste tribunal, valoroso tribunal acreano, posso dizer irmão do tribunal gaúcho. Posso dizer que estamos juntos de longa data para nosso dever constitucional, buscando sempre aprimorar. Nós sabemos que sozinhos não chegamos a nenhum lugar, as Justiças estaduais estão juntas, cada vez mais próximos e isso só nos faz colher os melhores frutos”.
Mailza Assis – vice-governadora do Estado do Acre
“Agradeço aos membros do Tribunal de Justiça que têm com tanto carinho feito um trabalho de excelência e alcançado todos os cidadãos acreanos. O Tribunal de Justiça vem no decorrer dos últimos anos investindo na causa social, com tanta seriedade, carinho e compromisso. Isso faz com que a sociedade compreenda o papel da justiça. Nossas ações coletivas têm contribuindo para um Acre mais justo, humano e solidário. Nossa sociedade deve ser uma verdadeira sinfonia de esforços onde cada um desempenha seu papel. Justiça deve ser uma prática cotidiana assegurando direitos, dignidade para todos. A justiça é uma força transformadora, quero dedicar esse reconhecimento ao trabalho incansável de todos que compõem o Tribunal de Justiça. Que essa celebração seja um marco para renovar nossas forças para seguirmos juntos com coragem e determinação, construindo um Acre onde a oportunidade seja uma realidade para todos”.
Jéssica Saltes – deputada federal
“Obrigada a presidente Regina e todos dessa Corte. Muito obrigada”.
Olívia Ribeiro – juíza de Direito
“Agradeço a todos os membros do Poder Judiciário, porque me deram a confiança, acreditaram que eu seria capaz de dar conta da jornada. Muita gratidão. A palavra que registra esse momento é gratidão”.
Gustavo Mathias – comandante do 61° Batalhão de Infantaria e Selva (BIS)
“Gostaria de agradecer todo o Tribunal em nome das desembargadoras Regina Ferrari e Eva Evangelista. Essa integração é muito importante, o Batalhão está de portas abertas e continue contando com a agente sempre para nossas missões nos lugares mais remotos do país”.
Patrício Rêgo – procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC)
“Para mim essa comenda tem um significado especial. Estou há 30 anos trabalhando junto a este Poder Judiciário do Acre, que agora é Ouro. Parabéns! Tenho muito respeito pelo Poder Judiciário acreano. É um Tribunal de Justiça que se aproxima cada dia mais do povo acreano, que distribui justiça e promove justiça social. Então, para mim receber uma homenagem dessa Corte que trabalha diuturnamente para promover justiça no estado é uma honra. Muito obrigada”.
Tião Bocalom – prefeito de Rio Branco
“Quanta honra. A nossa gestão, os nossos colaboradores, essa comenda é de todos nós. Nós só temos a agradecer ao Tribunal de Justiça pelo reconhecimento e tenho certeza que estaremos juntos novamente trabalhando pela nossa sociedade, especialmente, pelos mais vulneráveis. Ainda podemos fazer muito. Então, obrigada por essa comenda que não é minha, mas de um conjunto de pessoas que pensam todo dia pelo bem do ser humano, para proporcionar dignidade”.
Iverson Bueno – promotor de Justiça do MPAC
“O propósito da minha vida é usar o meu cargo de promotor de Justiça para ajudar crianças e adolescentes. É uma benção estar aqui, fazer parte desse Tribunal. Quero agradecer a todos. Para mim é importante isso e vocês podem contar comigo para sempre para defender criança e adolescente. Vocês podem contar sempre comigo, porque é a primeira infância que vai salvar o Acre”.
Luiz Antônio Campos Correia – professor
“Quero agradecer a todos aqui presentes as homenagens feitas pelo Tribunal e quero dizer para todos que meu compromisso não terminou com o Tribunal, continuo querendo demonstrar que continuo aprendendo a todo momento. Muito obrigada”.
O corregedor-geral da Justiça do Acre, desembargador Samoel Evangelista, foi o responsável por cumprimentar as pessoas que receberam as honrarias e com suas palavras enfatizou ainda mais a missão do Judiciário em promover direitos:
“No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia da Justiça. Essa é uma data muito especial para Justiça brasileira, que não obstante os obstáculos mantem-se imaculada. Mas, para que tal ocorra é preciso da ajuda e trabalho de muitos e a toda hora. São homenageadas várias personalidades que prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário. Como é bom nas comemorações do Dia da Justiça podermos homenagear cada um de vocês. Entendo que somos até certo ponto detentores do nosso futuro. Em grande parte o rumo da nossa existência depende da nossa vontade, determinação, persistência, perseverança, nossa fé. Assim podemos e devermos crer em uma sociedade mais justa, que o direito não seja suplicado, mas cedido, que a obrigação não seja uma imposição, mas um compromisso, que a liberdade seja fruto da conquista que permeie a atividade humana, que o Estado Democrático de Direito seja construção solida e fundada no alicerce da segurança jurídica. Rejeitemos por princípio a indiferença, destruidora de almas e sério óbice a construção da cidadania. É certo que vivemos todos sob o mesmo céu, mas nem todos veem o mesmo horizonte. A grande exigência dessa era é de que ao impressionante desenvolvimento da ciência, corresponda a um progresso espiritual e moral, essa é condição de um mundo melhor, de um mundo de solidariedade, dignidade e paz”.