Pedalando Novos Tempos foi implantado para jovens em conflito com a lei que cumprem medidas socioeducativas. A ideia é que esses jovens saiam do instituto com cursos profissionalizantes para facilitar que eles consigam ingressar no mercado de trabalho e abandonem o mundo do crime
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi mais uma vez destaque nacionalmente com ações destinadas ao público em socioeducação. Desta vez, o Poder Judiciário acreano foi vencedor da 4ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no eixo socioeducativo. A premiação ocorreu nesta quarta-feira, 18.
Focado na reintegração social, o projeto capacita jovens por meio de cursos de aperfeiçoamento profissional de conserto de bicicletas. A iniciativa do Poder Judiciário do Acre, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), envolve a parceria do Governo do Acre, por meio do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), do Ministério Público do Acre, FIEAC e Senai.
É a segunda vez que o TJAC conquista o Prêmio Prioridade Absoluta, no eixo socioeducativo. No ano passado o Judiciário acreano ganhou o primeiro lugar com o projeto Radioativo.
Para a desembargadora Waldirene Cordeiro, coordenadora da CIJ, que esteve na solenidade para o recebimento do troféu, destacou que o projeto é um exemplo de como iniciativas humanizadas podem transformar realidades.
“A cada jovem alcançado, reafirmamos que é possível acreditar na socioeducação e oferecer caminhos dignos. Essa conquista é um reflexo do trabalho conjunto e do empenho de todos os parceiros envolvidos. O Poder Judiciário acredita na transformação dos jovens. E cada reconhecimento de nossos projetos, acreditamos que estamos no caminho certo em prol da melhoria dos jovens”, disse.
Confira a solenidade de premiação clicando aqui.
Pedalando Novos Tempos
O projeto foi implantado para jovens em conflito com a lei que cumprem medidas socioeducativas. A ideia é que esses jovens saiam do instituto com cursos profissionalizantes para facilitar que eles consigam ingressar no mercado de trabalho e abandonem o mundo do crime.
As bicicletas utilizadas no curso são doadas pelo próprio Poder Judiciário do Acre. Elas são apreendidas em ações criminais e na sentença determinado seu perdimento. Os adolescentes, cumpridores de medidas socioeducativa, praticam consertos, pinturas, montagem e desmontagem de peças e, após o serviço, as bicicletas são para uso próprio dos participantes do curso.
Durante o curso, os participantes mergulharam em um universo prático e teórico, absorvendo conhecimentos.
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari reforçou o compromisso do Poder Judiciário acreano em oferecer ações que incentivam projetos ressocialização e socioeducação e diz que a iniciativa é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de habilidades técnicas e a criação de condições favoráveis para a inserção desses adolescentes no mercado de trabalho.
“É um projeto que oferece condições para pessoas, que cometem ou cometeram algum delito, se reintegrarem à sociedade para conseguir a socioeducação e, desta maneira, não voltarem a reincidência. Agradecemos muito aos nossos parceiros desse projeto que são o Executivo estadual, por meio do ISE, Fieac e Senai, que acreditam nessa ação e estão de mão dadas com a justiça acreana em prol da ressocialização”, finalizou.
Prêmio Prioridade Absoluta
O Prêmio Prioridade Absoluta, instituído pelo CNJ por meio da Resolução n. 355/2020, visa selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas inovadores e eficazes voltados para a promoção, a valorização e o respeito aos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens.
A ação pretende dar visibilidade às práticas de sucesso que promovem os direitos infantojuvenis, além de proporcionar uma troca de experiências e informações, além de propor a modernização e a eficiência dos projetos.