A modernização é uma resposta às crescentes demandas tecnológicas e à transformação digital no setor público
Nessa gestão administrativa do TJAC, várias ações sinalizaram a valorização do servidor público e nesse desfecho de 2024 a modernização do parque computacional é mais um exemplo disso. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) está investindo R$ 1.365.000,00 na aquisição de infraestrutura tecnológica, medida que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, aumento da produtividade e eficiência.
Deste montante financeiro, já foram adquiridos 113 computadores, seis notebooks e cinco scanners de mesa, no entanto ainda há saldo para a aquisição de mais ferramentas de trabalho. O recurso é proveniente do convênio firmado com o Ministério da Justiça, por meio da Plataforma + Brasil, que contempla emendas parlamentares do Leo de Brito, Jéssica Sales, Flaviano Melo (in memorian) e dos senadores Sérgio Petecão e Alan Rick.
A desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJAC, assinalou que a renovação do parque computacional representa um importante passo na melhoria da prestação jurisdicional, otimizando processos internos e garantindo que as servidoras e servidores possam atender a população com mais celeridade. “As emendas recebidas concretizam a parceria entre o Poder Judiciário e Legislativo, que possuem a sensibilidade e comprometimento com a justiça no Acre”, agradeceu.
O diretor de Gestão Estratégica do TJAC, Evandro Bezerra, destacou que essas providências estão alinhadas com os objetivos de estruturação e fortalecimento da Política Nacional de Justiça, alcançando a missão da promoção de direitos e aplicação da justiça. “Em um cenário de salto tecnológico do Poder Judiciário brasileiro, a modernização se faz necessária para avançar na implementação de projetos tecnológicos, aprimorar a operação dos sistemas e softwares utilizados na instituição”, explicou.
Nesse sentido, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) do TJAC, Elson de Oliveira, assinalou que os novos equipamentos foram instalados em unidades jurisdicionais de entrância inicial e áreas administrativas. “Esse é mais um reforço para a modernização e melhorias das condições de trabalho que essa gestão tem implementado. Somando todas as aquisições que já foram realizadas, vão ser trocados mais de 800 computadores até o fim deste biênio em todas as comarcas do estado. Ainda neste mês, ocorrerá a troca dos computadores do Fórum Criminal. Assim, todos os antigos serão substituídos, ou seja, não haverá mais máquinas com 10 anos de uso no tribunal e sim, computadores mais rápidos e estáveis. Isso é uma conquista que vem apoiar a área de tecnologia, para que a gente possa atender melhor nosso público interno, onde as servidoras e servidores podem fazer seu trabalho do dia a dia com excelência e, consequentemente, fazendo com que o nosso público externo tenha um serviço mais célere”, afirmou.
A manutenção de computadores antigos geralmente implica custos elevados, decorrentes dos reparos de falhas frequentes ou para otimizar o desempenho de equipamentos ultrapassados. Ao trocar os computadores, a instituição reduz esses custos com manutenção, enquanto garante um ambiente de trabalho mais estável.
Os bens adquiridos melhoram ainda a capacidade de processamento e armazenamento de informações, comunicação, bem como promovem a segurança da informação e sustentabilidade.