Ato foi realizado no Pleno do Tribunal de Justiça do Acre. Segundo dados da Corregedoria-Geral da Justiça (COGER), Acre tem hoje 20 cartórios em estado de vacância, tanto na Comarca de Rio Branco quanto nas do interior do estado
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou, na tarde desta quinta-feira, 5, a Sessão de Proclamação do Resultado Final do Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado do Acre.
O ato contou com a participação da desembargadora-presidente, Regina Ferrari; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista; do gerente de fiscalização extrajudicial da COGER, Jovanny Fogaça; bem como da secretária da Comissão Examinadora do processo seletivo, a servidora do TJAC Amanda Araújo.
A divulgação da lista de convocação representa um momento de especial relevância não somente para o Judiciário do Acre e para os convocados, mas principalmente para a população, uma vez que a titularização dos finalistas resultará diretamente na melhoria da qualidade dos serviços cartorários prestados aos cidadãos. Segundo dados da Corregedoria-Geral da Justiça (COGER), o Estado do Acre tem hoje 20 serventias extrajudiciais em estado de vacância, nas Comarcas de Acrelândia (1), Assis Brasil (1), Bujari (1), Capixaba (1), Cruzeiro do Sul (1), Jordão (1), Mâncio Lima (1), Marechal Thaumaturgo (1), Porto Acre (1), Porto Walter (1), Rio Branco (6), Santa Rosa do Purus (1), Sena Madureira (1), Tarauacá (1) e Xapuri (1).
Ao proclamar o resultado final do processo seletivo, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, destacou a responsabilidade do Judiciário para com os serviços extrajudiciais e a importância da outorga aos futuros delegatários para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos cartórios acreanos. “Meus cumprimentos e também meus parabéns a todos os aprovados, aos nobres concursandos que estão nos acompanhando pela internet e pessoalmente (…). Esse é um momento muito importante para o Judiciário do Acre. Nossos serviços cartorários têm se aprimorado ao longo dos últimos anos, mas ainda há muito o que fazer. Temos diversas serventias em estado de vacância e isso é algo que nós queremos resolver com a maior brevidade possível, pois a resolução desse problema vai se refletir, principalmente, para os nossos cidadãos, que são os usuários desse importante serviço”, disse.
Corregedor-geral da Justiça, o desembargador Samoel Evangelista também congratulou os aprovados e ressaltou a relevância da conclusão do processo seletivo para o TJAC, salientando a expressiva quantidade de dirigentes interinos à frente dos cartórios do Acre e a necessidade de delegação dessas serventias a um titular para otimização e aprimoramento dos serviços extrajudiciais. “Minhas palavras são somente de congratulação e parabenização a vossa excelência, presidente, e à comissão que está a frente desse concurso, presidida pela desembargadora Eva (Evangelista). Sabemos que é um concurso difícil (…), mas o que importa é que nós chegamos a esse momento com a proclamação dos resultados (…). E isso é aguardado com muito anseio por parte da administração do Tribunal, porque nós temos um número grande de interinos nos nossos cartórios e queremos, até mesmo para cumprir determinação do CNJ, colocar um fim a essa situação. É uma alegria, portanto”, assinalou.
Com transmissão ao vivo pelo canal do TJAC no YouTube, as planilhas com a ordem dos classificados foram exibidas em telão instalado no Pleno do Tribunal, com a leitura dos nomes dos aprovados pelo cerimonial, conforme o critério de ingresso (provimento ou remoção). Ao todo, foram considerados aprovados 70 candidatos, sendo 59 da lista de ingresso por provimento geral, 1 da lista de ingresso por provimento para pessoa com deficiência, 6 da lista de ingresso por provimento para pessoas negras, além de outras 4 pelo critério de ingresso por remoção. O vídeo da Sessão de Proclamação do resultado pode ser assistido clicando aqui.
O edital com o resultado final do processo seletivo e as respectivas listas com os nomes dos aprovados será publicado no Diário da Justiça eletrônico (DJe) desta sexta-feira, 6, juntamente com o edital de convocação para à 1ª sessão de escolha das serventias extrajudiciais, que está prevista para acontecer no próximo dia 20 de dezembro, às 9 horas.